Uma nova pesquisa da Juniper Research, especialista em mercados de telecomunicações, descobriu que as operadoras gerarão US$ 400 bilhões em receita de serviços com redes 5G em 2024; um crescimento anual de 32% a partir de 2023. No entanto, o relatório antecipa que, à medida que as taxas de penetração do 5G se tornam saturadas entre os consumidores, será imperativo que as operadoras lancem serviços sobre redes 5G que forneçam valor aos usuários corporativos de IoT.
Para conseguir isso, a pesquisa identificou duas tecnologias 5G emergentes importantes que afetarão a capacidade das operadoras de atrair usuários de IoT de alto gasto: 5G Avançado e a 5G RedCap (Capacidade Reduzida).
O 5G Advanced e o 5G RedCap permitirão que as operadoras forneçam serviços, incluindo cobertura estendida, maior eficiência da rede e vida útil da bateria do dispositivo para usuários corporativos.
O relatório prevê que os benefícios do 5G Advanced e RedCap serão fundamentais para o crescimento dos setores de IoT, incluindo banda larga automotiva e móvel. Por sua vez, prevê que haverá mais de 360 milhões de dispositivos IoT 5G usando rede pública até 2028; um crescimento substancial de 35 milhões de dispositivos em 2024. Identificou ainda o FWA (Fixed Wireless Access) como o setor que mais se beneficia desses serviços, dada a grande quantidade de tráfego gerado. A FWA aproveita as redes celulares para fornecer conectividade à Internet para outros dispositivos, muitas vezes por meio de Wi-Fi.
O coautor da pesquisa, Sam Barker, comentou: “A FWA sempre foi posicionada como um serviço-chave para a monetização da rede 5G, mas o surgimento do 5G Advanced e do 5G RedCap permitirá que as operadoras ofereçam condições de rede semelhantes às dos provedores de serviços de rede fixa.”