A ADNOC e a Gecko Robotics expandiram sua parceria estratégica com três novos acordos para explorar a implantação de robótica e inteligência artificial (IA) nas operações da ADNOC e impulsionar o treinamento de habilidades futuras para cidadãos dos Emirados Árabes Unidos.
Assinados no ENACT Majlis em Abu Dhabi, os acordos abrangem a implantação de tecnologia plurianual para a ADNOC Gas, programas de treinamento conjunto com a ADNOC Technical Academy (ATA) e a implementação de robótica e análises baseadas em IA em todos os ativos da ADNOC para aumentar a eficiência, reduzir o tempo de inatividade e apoiar a manutenção orientada por dados.
A AIQ, joint venture da ADNOC com a Presight, assinou o primeiro desses acordos – uma parceria plurianual com a Gecko Robotics para implantar o sistema operacional Cantilever nos ativos da ADNOC Gas, marcando a entrada da AIQ no setor de robótica. Um acordo separado prevê que a ADNOC e a Gecko Robotics explorem a implantação mais ampla de robótica avançada e análises baseadas em IA, a possível fabricação de sistemas robóticos nos Emirados Árabes Unidos e a implementação de soluções de IA para as necessidades operacionais da ADNOC. O terceiro acordo é com a Gecko Robotics e a ATA para colaboração em programas de treinamento.
O Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Diretor-Geral e CEO do Grupo ADNOC, afirmou: “A ADNOC está aproveitando o poder da IA e da tecnologia avançada para transformar nossa forma de trabalhar, impulsionando maior eficiência, segurança e desempenho em todas as nossas operações. Esses três acordos representam mais uma etapa em nossa jornada para nos tornarmos a empresa de energia mais habilitada para IA do mundo, à medida que aceleramos a implantação de robótica, capacitamos talentos locais e fortalecemos a posição dos Emirados Árabes Unidos como um centro global de inovação energética.”
Jake Loosararian, CEO da Gecko Robotics, acrescentou: “Há uma corrida para liderar o momento da IA e da energia. E as empresas de energia que vencerem não apenas utilizarão a tecnologia, elas se tornarão empresas de tecnologia. Só existe uma maneira de vencer essa corrida: adquirir dados físicos usando robótica e desbloquear o desempenho humano e da máquina a partir da IA que esses dados alimentam. Poucos entendem esse segredo, mas um líder parece enxergá-lo antes dos demais, e seu nome é Dr. Sultan Al Jaber.”

