A maior bomba de calor de CO2 do mundo começa a operar


A MAN Energy Solutions comissionou com sucesso a primeira unidade de sua bomba de calor em escala industrial em Esbjerg, Dinamarca. Operada pela empresa de serviços públicos DIN Forsyning, a nova bomba fornecerá aproximadamente 280.000 MWh/a de calor neutro para o clima para as redes de aquecimento de Esbjerg e da cidade vizinha Varde, cobrindo as necessidades de aquecimento de 25.000 residências, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de CO 2 em 120.000 toneladas por ano.

Localizada no Porto de Esbjerg, a usina aproveita energia renovável de parques eólicos próximos e água do mar como fonte de calor. A instalação faz parte da transição para substituir a usina elétrica a carvão da cidade, que encerrou as operações, e constitui uma parte crítica da meta de Esbjerg de atingir a neutralidade de carbono até 2030. Com uma capacidade total de aquecimento de 70 MW, o sistema de bomba de calor baseado em CO 2 é o maior do gênero já colocado em operação globalmente. Ela opera em conjunto com uma nova caldeira de cavacos de madeira de 60 MW que usa cavacos de madeira sustentáveis ​​e uma usina de caldeira elétrica de 40 MW, que serve como uma instalação de pico e carga de reserva.

“Este é um marco significativo que esperávamos ansiosamente há muito tempo. De agora em diante, todos os nossos clientes em Varde e Esbjerg se beneficiarão do aquecimento urbano diretamente proveniente do Mar do Norte. Esta conquista não é apenas transformadora para a DIN Forsyning, mas também um grande passo à frente para o clima. Embora possamos estar no oeste da Jutlândia, acredito que é justo chamar isso de estreia mundial: a maior bomba de calor de água do mar baseada em CO 2 do mundo agora está produzindo calor,” disse Helle Damm-Henrichsen, Diretora Geral da DIN Forsyning.

O Dr. Uwe Lauber, CEO da MAN Energy Solutions, declarou: “Estou extremamente orgulhoso de que nossa Mega Bomba de Calor agora esteja fornecendo calor neutro para o clima. Como uma cidade pioneira, Esbjerg demonstra como os sistemas de aquecimento urbano podem ser remodelados aproveitando fontes de energia renováveis. Utilizar bombas de calor inovadoras em escala industrial para fornecer aquecimento sustentável não é apenas uma conquista tecnológica, mas um modelo para outras cidades em todo o mundo à medida que fazem a transição para sistemas de energia mais verdes. Na MAN Energy Solutions, estamos comprometidos em transformar energia em benefícios tangíveis para comunidades e empresas, ao mesmo tempo em que reduzimos as emissões.”

Uma característica fundamental da solução da MAN é o uso de CO 2 não toxicológico e ambientalmente seguro como um refrigerante para todo o ciclo do sistema. Isso é de particular interesse para a DIN Forsyning, dada a localização da planta na costa do Mar de Wadden, um Patrimônio Mundial da UNESCO com um ecossistema sensível. A solução também permite o rápido balanceamento de energia da rede elétrica e, portanto, suporta a integração de geração de energia intermitente, como solar e eólica. O sistema pode ser ligado e desligado muitas vezes ao dia com capacidade de reação rápida.
O princípio básico da tecnologia de bomba de calor é usar energia elétrica para elevar a energia térmica de baixa temperatura a um nível mais alto e utilizável. Para cada MWh de energia elétrica investido, aproximadamente três MWh de energia térmica utilizável podem ser gerados. No centro da planta estão duas unidades de motor-compressor HOFIM® isentas de óleo e hermeticamente seladas, desenvolvidas e fabricadas pela MAN Energy Solutions em Zurique, Suíça. Essas unidades usam motores de alta velocidade e mancais magnéticos ativos, eliminando a necessidade de óleo e reduzindo os requisitos de manutenção. As máquinas serão conectadas para monitoramento remoto, análise de dados e diagnóstico da tecnologia do compressor e dos sistemas auxiliares.

Últimas Notícias

Especialista em IA do Brasil se junta a startup para criar o ChatGPT do Agro

A chegada do professor Anderson Rocha, um dos maiores especialistas em inteligência artificial do Brasil, à Psyche Aerospace, marca um momento histórico para o...

CES – onde a tecnologia encontra possibilidades extraordinárias

A CES 2025 recebeu mais de 141.000 participantes de todo o mundo. Com mais de 4.500 expositores, incluindo 1.400 startups, a CES destacou as...

GFT fortalece equipe e intensifica transição para uma empresa de tecnologia de IA

O Co-CEO Marco Santos assumiu a responsabilidade exclusiva como CEO Jochen Ruetz assumiu a função de Vice-CEO, além de suas responsabilidades como CFO, expandindo seu...