A refinaria de Houston da LyondellBasell, em operação há mais de um século, começou a fechar de maneira definitiva sua refinaria de Houston, com capacidade de 263.776 barris por dia, e já programou a demissão de 400 funcionários nos próximos dois meses – conforme cronograma.
“A LyondellBasell está programada para encerrar as operações de refino na Refinaria de Houston no final do primeiro trimestre de 2025. Como mencionado anteriormente, a redução gradual planejada começa perto do final de janeiro e continua até fevereiro. Nosso foco é cessar com segurança as operações de refino para proteger a comunidade, o meio ambiente e nossos trabalhadores”, disse a empresa em um comunicado.
O fechamento foi decidido depois em 2023 após tentativas frustradas de vendê-la ao longo de sete anos.
A empresa planeja converter os hidrotratadores existentes na refinaria com equipamentos a serem adicionados depois de 2027 para produzir pellets de plástico a partir de itens plásticos reciclados. Os hidrotratadores usam hidrogênio para remover enxofre de combustíveis para motores em conformidade com as regras ambientais dos EUA.
O cronograma prevê fechar duas unidades de destilação de petróleo bruto (CDUs) e um coker associado em janeiro; a segunda CDU, unidades alimentadas por ela e seu coker associado, até o final de fevereiro.
Essa refinaria faz parte de um corredor petroquímico com megausinas modernizadas que foram reequipadas para processar petróleo leve da Bacia do Permiano. Então, para se manter viável, a Lyondell teria que investir cerca de US $ 2 bilhões de acordo com a RBN Energy Refined Fuels Analytics.