ABB e Altilium juntas em reciclagem da indústria de baterias


A ABB assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o grupo de tecnologia limpa Altilium, sediado no Reino Unido, para explorar conjuntamente como a integração de automação, eletrificação e tecnologias digitais em fábricas em toda a Europa pode apoiar a expansão da reciclagem de materiais de baterias. A Altilium está desenvolvendo tecnologias de processamento verdes e construindo infraestrutura em grande escala para a reciclagem de metais e resíduos de baterias de veículos elétricos (EV), com o objetivo de garantir uma cadeia de abastecimento nacional de materiais de baterias de baixo carbono para a indústria automotiva.

A ABB vai fornecer equipamentos de sistemas de controle e soluções para distribuição e gerenciamento de energia elétrica para o esquema piloto de reciclagem de baterias da Altilium, que produzirá material ativo catódico (CAM) pronto para bateria a partir de baterias EV usadas. 

As duas empresas planejam estender seu trabalho para plantas comerciais. Isto inclui a modernização da instalação europeia de extração por eletro extração de solventes (SX-EW) da Altilium na Europa Oriental, que começará a processar resíduos de baterias em 2024; e o desenvolvimento de uma fábrica planejada no Reino Unido em Teesside a partir de 2026, que criará 20% do CAM necessário ao país, tornando-o um dos maiores projetos na região.

Os números do Fórum Económico Mundial mostram que a procura por baterias deverá aumentar 14 vezes até 2030 devido à adopção de veículos eléctricos. À medida que um número crescente destas baterias chega ao fim da vida útil, é fundamental que sejam recicladas para garantir o fornecimento fiável e sustentável de minerais críticos.

A tecnologia e a abordagem da ABB permitirão à Altilium acelerar o seu tempo de lançamento no mercado, apoiando o fornecimento de soluções escaláveis ​​à medida que a empresa expande as suas operações, e reduzirá significativamente a pegada de carbono das baterias EV, alinhando-se com o compromisso de ambas as empresas com um futuro mais verde. É o exemplo mais recente de que a tecnologia da ABB está sendo bem utilizada na reciclagem de baterias usadas.

A Altilium abriu seu Centro de Tecnologia de Reciclagem de Baterias EV em Devon em 2022 e é atualmente a única empresa no Reino Unido que produz CAM recuperada de resíduos de baterias EV. A sua primeira fábrica europeia reciclará resíduos de baterias de mais de 24.000 veículos por ano, enquanto a instalação do Reino Unido, localizada em Teesside, processará resíduos de mais de 150.000 VEs por ano, produzindo 30.000 toneladas métricas de CAM.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...