ABIHV comemora aniversário e Marco Legal do hidrogênio verde


A ABIHV Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde fez aniversário em junho e comemorou sua jornada que começou com 8 empresas visionárias que acreditavam no potencial do hidrogênio verde como a energia do futuro e que agora conta com 28 associadas, todas dedicadas à promoção e ao desenvolvimento dessa tecnologia revolucionária no Brasil.
Este crescimento é um reflexo claro da confiança e do entusiasmo da indústria pelo hidrogênio verde, fundamental para a transição energética e a sustentabilidade ambiental.

A diretora executiva da ABIHV, Fernanda Delgado, comemorou um ano de muito trabalho e a aprovação do texto base do Marco Legal a indústria do hidrogênio verde no Brasil. Ela destacou o papel crucial da associação para posicionar o Brasil como líder na corrida pelo H2V. Segundo Fernanda, a aprovação, pelo Senado, do Projeto de Lei (PL) 2308/2023, o Marco Legal do hidrogênio verde (H2V), deve destravar os primeiros investimentos em H2V e ser a pedra fundamental para os investimentos em grande escala na produção e no mercado de hidrogênio verde no Brasil. Ele estabelece o funcionamento, o regramento jurídico necessário para o início dessas discussões que agora vão para a regulamentação.

O PL deve voltar para a Câmara dos Deputados e depois a seguir para a sanção do presidente da República. Ele institui a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, que abrange o Programa Nacional do Hidrogênio; o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC); o Sistema Brasileiro de Certificação do Hidrogênio; e o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro).

Além de articular o Marco Legal do hidrogênio verde, a ABIHV, ao longo desse ano, marcou presença em mais de 50 eventos, incluindo a COP28 e o World Hydrogen Summit and Exhibition em Rotterdam, sendo a única associação convidada neste último. A entidade mantém uma interlocução ativa com todas as casas parlamentares, criou vários grupos de trabalho e encomendou um estudo da LCA para avaliar o impacto da produção de hidrogênio verde na economia brasileira.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...