Academia Brasileira de Ciências lança recomendações sobre IA


O futuro da sociedade brasileira será moldado pelas escolhas que o governo e a sociedade fizerem em relação à inteligência artificial(IA). E o cenário atual traz um alerta: sem investimento adequado na área, o Brasil pode ter um declínio tecnológico com impactos sem precedentes, porque a lacuna entre os países na vanguarda dos investimentos na tecnologia e os demais cresce a níveis exponenciais. A conclusão faz parte do relatório Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil, produzido por um grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências (ABC), formado por cientistas de diferentes áreas e regiões do país.

“É imperativo que o Brasil estabeleça políticas públicas e investimentos para reverter essa tendência sem demora. Se persistir a inércia, o impacto negativo será sentido a curto prazo na educação, nos demais índices sociais e na economia, com a consequente falta de competitividade empresarial em todas as áreas”, destaca o relatório.

O lançamento do documento será em 9 de novembro, às 11h, na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro, em formato híbrido – presencial com transmissão pelo You Tube da ABC (www.abc.org.br/transmissao)

Integrantes do grupo de trabalho farão uma apresentação sobre o tema e responderão a perguntas da imprensa. 

Coordenado pelo vice-presidente da ABC para a região Minas Gerais e Centro-Oeste, Virgilio Almeida, que é professor emérito de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Berkman Klein Center for Internet & Society da Universidade de Harvard, o grupo contou com a participação de 16 pesquisadores de diferentes áreas, como ciências da computação, ciências sociais, física, saúde, entre outras.

@Léo Ramos Chaves / Revista Pesquisa FAPESP

Fazem parte, junto com Almeida, Adalberto Fazzio (USP), Altigran Soares da Silva (UFAM), Anderson da Silva Soares (UFG), André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (USP), Edmundo Albuquerque de Souza e Silva (UFRJ), Elisa Reis (UFRJ),  Fabio Gagliardi Cozman (USP), Helder Nakaya (Hospital Israelita Albert Einstein), José Roberto Boisson de Marca (PUC-Rio), Luís Lamb (UFRGS), Mário Veiga Ferraz Pereira (PSR), Nivio Ziviani (UFMG), Soraia Raupp Musse(PUC-RS), Teresa Bernarda Ludermir (UFPE) e Wagner Meira Júnior (UFMG).

Últimas Notícias

Braskem inicia operações como empresa brasileira de navegação

Cerca de dois meses após ter recebido a outorga pela ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários para se tornar uma EBN - Empresa...

Inovamar

No dia 9 de outubro, o Rio de Janeiro sediou o evento InovaMar: Tecnologias Eficientes para a Construção Naval, organizado pela Câmara de Comércio...

Mineradora St George vai investir R$ 2 bilhões em Araxá

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência vinculada Invest Minas, fechou um acordo com a mineradora australiana...