A ADNOC adquiriu 10,1% de participação acionária na Storegga, com sede no Reino Unido, que se concentra no desenvolvimento de projetos globais de captura e armazenamento de carbono, transação que representa o primeiro investimento de capital internacional da ADNOC em plataformas de gestão de carbono.
O investimento é possibilitado pela alocação inicial da ADNOC de 15 bilhões de dólares (55 mil milhões de AED) para soluções de baixo carbono e tecnologias de descarbonização.
A ADNOC tem como meta uma capacidade de captura de carbono de 10 milhões de toneladas por ano (mtpa) até 2030, o equivalente a retirar das estradas mais de 2 milhões de veículos de combustão interna.
Musabbeh Al Kaabi, Diretor Executivo do ADNOC para Soluções de Baixo Carbono e Crescimento Internacional, disse: “Este investimento é um marco importante na jornada de descarbonização do ADNOC e destaca nosso compromisso de trabalhar com parceiros de todos os setores para fornecer soluções práticas que possibilitem um futuro com energia líquida zero. A captura de carbono é uma ferramenta importante para reduzir de forma responsável as emissões de carbono e cumprir as metas climáticas globais e a ADNOC continuará a ampliar esta tecnologia à medida que trabalhamos para atingir o zero líquido até 2045.”

A estratégia de gestão de carbono do ADNOC alinha-se com a visão do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) de que a captura e armazenamento de carbono são um facilitador crítico para que o mundo alcance zero emissões líquidas até meados do século.
Nick Cooper, CEO da Storegga, disse: “As colaborações estratégicas são cruciais para uma transição pragmática, rápida e acessível para um futuro de baixo carbono. A Storegga está, portanto, pronta para apoiar os fornecedores de energia tradicionais para acelerar a descarbonização através da implementação de CCS com boa relação custo-benefício em todo o mundo. Nos últimos três anos, passamos de um desenvolvedor de projeto único na Escócia a uma força internacional que impulsiona os esforços globais de descarbonização. Estamos entusiasmados por ver agora a ADNOC juntar-se ao nosso grupo de acionistas. A Storegga tem a sorte de contar com o apoio de investidores com a visão e a ambição necessárias para a rápida implantação de tecnologias CCS e de remoção de carbono que são imperativas para cumprir os objetivos globais de zero emissões líquidas.”

A Storegga possui um portfólio de projetos de captura de carbono no Reino Unido, EUA e Noruega. No Reino Unido, a Storegga lidera o desenvolvimento do projeto Acorn CCS, que deve armazenar até 10 milhões de toneladas de CO2 por ano até 2030. A empresa obteve recentemente uma licença, com parceiros, para desenvolver o projeto Trudavang CCS em Noruega e está a desenvolver uma série de oportunidades de CCS nos Estados Unidos, a mais avançada das quais é o projeto Harvest Bend CCS na Louisiana.
ADNOC opera Al Reyadah, a primeira operação em escala comercial do mundo para capturar e armazenar CO2 da indústria siderúrgica, com capacidade de 800.000 toneladas de CO2 por ano. Recentemente, a ADNOC anunciou grandes projetos de captura de carbono, elevando o seu investimento comprometido na capacidade de captura de carbono para quase 4 mtpa. ADNOC é também um dos 50 signatários fundadores da Carta de Descarbonização de Petróleo e Gás (OGDC). Lançado durante a COP28 no Dubai, o OGDC é um compromisso global para acelerar a ação climática em toda a indústria.