A ADNOC anunciou que gerou US$ 500 milhões (AED1,84 bilhão) em valor ao implantar soluções de inteligência artificial (IA) em 2023. O valor foi gerado a partir da integração de mais de 30 empresas líderes do setor. Ferramentas de IA em toda a cadeia de valor do ADNOC, desde operações de campo até tomadas de decisões corporativas mais inteligentes e rápidas. Juntas, estas aplicações também reduziram até 1 milhão de toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) entre 2022 e 2023, o equivalente a retirar das estradas cerca de 200.000 carros movidos a gasolina.
A conquista é uma prova da estratégia de longa data da ADNOC para desenvolver e implantar tecnologias pioneiras, como IA, automação robótica e análise avançada de dados. O marco marca o início de um programa plurianual para acelerar a implantação de um conjunto de soluções de IA em toda a cadeia de valor do ADNOC para melhorar ainda mais a segurança, ao mesmo tempo que reduz as emissões e aumenta o valor.
Sultão Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada e Diretor Geral do ADNOC e CEO do Grupo, disse: “A inteligência artificial é um dos mais importantes transformadores económicos e sociais da nossa era e pode desempenhar um papel crucial na acelerar uma transição energética justa, ordenada e equitativa. Na ADNOC, integrámos inteligência artificial em todas as nossas operações, desde a sala de controlo até a sala de reuniões, e isso permite-nos tomar decisões mais inteligentes e proteger melhor o nosso pessoal e o ambiente. À medida que aumentamos o nosso portfólio diversificado para garantir um fornecimento de energia seguro, fiável e responsável, estamos a integrar ainda mais a IA para preparar o nosso negócio para o futuro e gerar um valor maior e mais sustentável dos nossos ativos e recursos.”

O anúncio foi feito no Fórum de Liderança do ADNOC realizado no Centro de Energia de Abu Dhabi, onde funcionários de todo o Grupo ADNOC se reuniram para discutir prioridades e iniciativas estratégicas à medida que a empresa cumpre o seu mandato de transformar, descarbonizar e preparar-se para o futuro e garantir um ambiente seguro e confiável. e fornecimento responsável de energia.
Nas operações upstream do ADNOC, as aplicações de IA desempenham um papel central no mapeamento dos recursos subterrâneos, otimizando a perfuração, a atividade de produção e a gestão mais inteligente dos reservatórios. Isto permite que a ADNOC aumente de forma rápida e eficiente a sua capacidade de produção e garanta o fornecimento contínuo de energia com menor intensidade de carbono para o mundo.
Em instalações upstream e downstream, o programa Centralized Predictive Analytics and Diagnostics (CPAD) da ADNOC aproveita a IA para monitorar remotamente equipamentos operacionais críticos. O CPAD reduziu drasticamente a frequência de paradas não planejadas e simplificou as atividades de manutenção de rotina, ao mesmo tempo que melhorou a eficiência operacional para permitir a produção do máximo de energia com o mínimo de emissões.
A IA também está apoiando a meta Net Zero do ADNOC até 2045 e sua meta de atingir emissões quase nulas de metano até 2030. Ferramentas como o Emission X reúnem dados históricos e em tempo real de centenas de fontes em locais operacionais para prever com precisão fontes de emissão de até cinco anos de antecedência, permitindo que os operadores tomem medidas preventivas. A Emissão X foi desenvolvida pela AIQ, uma joint venture entre o ADNOC e o G42 estabelecida em 2020 para impulsionar uma transformação do setor energético impulsionada pela IA em direção a um futuro mais sustentável.
Outros produtos AIQ em operação nas instalações da ADNOC incluem o SMARTi, um sistema inteligente de visão computacional que utiliza IA para detectar riscos de segurança em ambientes industriais e operacionais. O AR360 usa IA para visualizar reservatórios e otimizar o desenvolvimento, reduzindo o tempo de planejamento e aumentando a vida útil do poço e as taxas finais de recuperação. Robowell usa IA para operar remotamente equipamentos como válvulas de fluxo em instalações upstream, reduzindo custos, melhorando a segurança e aumentando a capacidade de produção.