A Airbus, o Grupo Air France-KLM, o Associated Energy Group, LLC, o BNP Paribas, a Burnham Sterling, a Mitsubishi HC Capital Inc. e a Qantas Airways Limited co-investiram em um fundo de financiamento de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) para acelerar a produção de SAF.
Os parceiros corporativos trabalharam com a gestora de investimentos Burnham Sterling Asset Management para estabelecer o fundo de investimento Sustainable Aviation Fuel Financing Alliance (SAFFA), no qual a Airbus é o investidor âncora. O compromisso dos sete parceiros é de aproximadamente US$ 200 milhões.
Cada parceiro traz experiência e conhecimento financeiro para o fundo com a ambição de acelerar a disponibilidade de SAF, investindo principalmente em projetos de produção de SAF tecnologicamente maduros, usando, por exemplo, matérias-primas à base de resíduos. Os investimentos serão diversificados em vários caminhos de produção de SAF e também por região.
Cada parceiro pode então celebrar contratos prioritários para garantir as aquisições de SAF dos vários projetos em que a SAFFA investirá, para seus volumes alocados. A SAFFA está se concentrando em SAF que é elegível para a certificação RefuelEU Aviation ou CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation).
A SAFFA fez seu primeiro investimento na Crysalis Biosciences, uma empresa de tecnologia dedicada a renovar a infraestrutura de fabricação de produtos químicos dos EUA com tecnologias inovadoras de produção de combustíveis e produtos químicos.
As realizações recentes da empresa incluem a aquisição e reforma da instalação Monarch, uma usina de etanol localizada em Sauget, Illinois, EUA, que foi fechada em 2019. A partir do primeiro trimestre de 2024, a planta concluiu as atualizações e recebeu as autorizações ambientais necessárias para retomar as operações com o objetivo de produzir SAF e bioquímicos de baixa intensidade de carbono.