Uma delegação técnica da ANP participou, na semana de 13 a 18/10, de uma missão à China, com foco em geologia, geofísica e práticas sustentáveis no setor de exploração e produção de petróleo e gás (E&P). Entre as atividades, estiveram um seminário técnico promovido pela empresa chinesa BGP, que atua com soluções geofísicas para o setor de energia. No evento, os representantes da Agência realizaram apresentação destacando as oportunidades exploratórias do Brasil, aspectos regulatórios associados aos contratos de E&P e temas relacionados a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

A ANP participou ainda do BGP_technology/12º Seminário Técnico BGP, simpósio que organizou uma série de atividades de intercâmbio e discussão técnica, com foco nas fronteiras da indústria e nas necessidades dos clientes. Compareceram mais de 160 representantes de 40 empresas petrolíferas e instituições do setor de 27 países e um total de 23 relatórios foram divulgados em dois fóruns com foco em aquisição e geração de imagens sísmicas. Os especialistas participantes conduziram discussões aprofundadas sobre questões importantes, como as novas tendências de exploração e desenvolvimento globais, o desenvolvimento futuro da aquisição e geração de imagens sísmicas e a integração aprofundada da inteligência artificial no campo da exploração geofísica, apresentando de forma abrangente as tendências avançadas e as conquistas inovadoras no campo da exploração geofísica.

A ANP realizou ainda reunião com o chairman da empresa, Ren Wenjun e entre os tópicos abordados, esteve a relevância de ampliar a cooperação entre os dois países no setor de óleo e gás e a importância da adoção de práticas alinhadas à transição energética nessa indústria. A missão foi chefiada pelo superintendente de Avaliação Geológica e Econômica da ANP, Ildeson Prates, e contou com a participação dos servidores Elaine Loureiro, da mesma área, Gabriel Bastos, da área de Exploração, e Alexandre Kosmalski da área de Tecnologia e Meio Ambiente.

