A ANP aderiu à iniciativa “Brasil sem Misoginia”, lançada pelo Ministério das Mulheres. A Diretora Symone Araújo representou a Agência na cerimônia de lançamento, realizada em Brasília.
A iniciativa busca ampliar a conscientização e a mobilização da sociedade para ações de enfrentamento à misoginia, como raiz de todas as formas de violência contra as mulheres e das desigualdades sociais de gênero.
Os órgãos, instituições, empresas públicas e privadas e organizações sociais participantes da Brasil sem Misoginia comprometem-se a promover ações de enfrentamento da misoginia junto aos seus públicos.
Brasil Sem Misoginia é uma proposta de mobilização nacional de todos os setores brasileiros — governos, empresas, sociedade civil, ONGs, movimentos sociais, entidades, instituições de ensino, torcidas organizadas, times de futebol, grupos religiosos, artistas, entre outros — com o objetivo de enfrentar a misoginia – o ódio e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.
Órgãos, instituições, empresas públicas e privadas e organizações sociais já estão aderindo formalmente à iniciativa Brasil sem Misoginia, comprometendo-se a promover ações de enfrentamento à misoginia no âmbito de seu público, linguagem e capacidade. O intuito é estimular debates e reflexões sobre papeis sociais atribuídos a mulheres e homens e mobilizar a sociedade para as necessárias mudanças de comportamento dos grupos.
Para 2023, a mobilização nacional estimula que cada parceiro, especialmente as empresas, promova campanhas de informação e ações próprias no âmbito dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que tem início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, e vai até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que também tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.