A Diretora da ANP, Symone Araújo, participou do Macaé Energy, evento do setor de energia que aconteceu na cidade de Macaé, RJ. Ela foi uma das palestrantes no painel de encerramento do primeiro dia e, em sua fala, a Diretora destacou a importância que a indústria de petróleo e gás terá nos próximos anos para a segurança energética.
“Consideramos que ainda há um grande papel na indústria de exploração e produção. Cada vez mais, temos encaminhado para o conceito de adição energética, pois, no futuro, ainda iremos precisar de hidrocarbonetos”. Por isso, segundo ela, a ANP vem trabalhando para alcançar alguns objetivos, como aumentar investimentos, reservas, o fator de recuperação dos campos e a atividade exploratória. Nesse contexto Symone Araújo lembrou os resultados positivos da última rodada de licitações realizada pela Agência.
“No último dia 16/06, realizamos o 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão, sistema que a ANP utiliza para oferecer novos blocos exploratórios. Nossas expectativas para os blocos arrematados são muito positivas. Chegamos a R$ 989 milhões em bônus de assinatura, com expectativa de investimentos na etapa exploratória de mais R$ 1,5 bilhão. Esse êxito demonstra uma indústria com apetite de investir”, afirmou.