ApexBrasil recebe as chaves da Casa Brasil em Shanghai


O presidente da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, recebeu (08/11) as chaves da Casa Brasil em Shanghai, na China. O espaço será um hub de inovação, promoção do comércio bilateral e de atração de investimentos para o Brasil. “A Casa Brasil em Shanghai já nasce como um ambiente de negócios e estará aberta para a incubação de empresas brasileiras e entidades do nosso setor produtivo. Será mais um ponto estratégico da Agência para ampliar o fluxo de comércio exterior do Brasil”, disse Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Viana lembrou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e um importante investidor no país. “Abrir esse espaço em Shanghai vai fortalecer a imagem do Brasil no continente asiático e aumentar as oportunidades de parcerias entre empresas brasileiras e chinesas”, reforçou.


A criação do espaço estava prevista em memorando de entendimento (MOU) assinado entre a ApexBrasil e Shanghai Yangpu District People’s Government, em junho deste ano, durante missão do Brasil em Pequim voltada para a promoção do café brasileiro no gigante asiático. A missão foi liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e realizada pela ApexBrasil, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Na ocasião, a ApexBrasil e a Luckin Coffee – rede chinesa de cafeterias – também assinaram um Protocolo de Intenções para promover o café brasileiro no mercado chinês. O acordo visa aumentar a conscientização sobre a alta qualidade e a sustentabilidade ambiental do café produzido no Brasil.  A parceria faz parte do projeto “Brasil na Vitrine”, iniciativa da Agência juntamente com grandes players do varejo internacional para estimular as vendas de produtos brasileiros. 

Além do recebimento da Casa Brasil, Jorge Viana visitou a fábrica e o museu do grupo chinês Luckin Coffee em Shanghai. “A parceria com a rede Luckin Coffee nos deixa muito orgulhosos. Estar aqui e ver a valorização do café brasileiro é um grande incentivo para continuar esse trabalho de levar nossa produção cafeeira para o mundo”, assinalou Viana.  

Em agosto deste ano, representantes da rede de cafeterias estiveram na ApexBrasil para debater estratégias de divulgação do café no mercado chinês. A Luckin Coffee é líder em cafeterias na China. Fundada em 2017, a rede possui 20 mil lojas, com 110 mil funcionários e 69 milhões de clientes no país asiático. No ano passado, o faturamento da empresa chegou a 24,9 bilhões de Yuan chinês.  

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