O Instituto Americano de Petróleo (API) anunciou a publicação de um Adendo à 11ª edição do API 5CT, Casing and Tubing . A atualização reforça os requisitos para a fabricação de revestimentos e tubos de aço utilizados em operações de perfuração e produção de petróleo e gás, aprimorando a segurança, a proteção ambiental e a integridade operacional.
O Adendo se baseia na 11ª edição da API 5CT, lançada em dezembro de 2023, que detalha diretrizes para tamanhos, massas, espessuras de parede, classes de materiais e acabamentos finais de tubos de revestimento e tubulação. Aborda os desafios emergentes e os avanços tecnológicos do setor, com melhorias importantes que incluem:
- Adição de uma disposição para produtos de “alto colapso” com classificações de desempenho aprimoradas
- Adição de novo grau de tubulação C125<
- Adição de requisitos para dimensionamento final e recuperação térmica
- Esclarecimento sobre desvio final para produto com tamanho final ou com acoplamentos instalados
- Esclarecimento sobre o novo teste de produtos soldados quando ocorre um teste de achatamento com falha
- Correção de erros ocorridos entre a 10ª e a 11ª edições
O Adendo à 11ª edição da API 5CT reforça o papel dos revestimentos e tubulações como barreiras de contenção primária e secundária, que mantêm a integridade de hidrocarbonetos e outros fluidos dentro do caminho de fluxo pretendido durante as operações de construção e produção de poços. Ao garantir a consistência e a qualidade dos principais produtos, a norma contribui diretamente para a integridade operacional e a proteção ambiental.
Os fabricantes podem continuar a obter uma licença Monogram para a produção de revestimentos e tubulações em conformidade com a API 5CT, 11ª edição. Para obter informações e mais detalhes sobre a norma revisada, visite a loja virtual da API.