Aprenda a utilizar a calculadora de emissões de CO2


Com as mudanças climáticas, muitas pessoas têm entendido mais sobre o aquecimento global e seus riscos para a humanidade. Mas, além de acompanhar os noticiários, é importante compreender os impactos das ações de cada indivíduo, bom como os benefícios de suas iniciativas sustentáveis. Pensando nesta forma de conscientização e ensinamento para mitigar impactos ambientas, a startup Eccaplan lançou a calculadora de CO2, que permite às empresas e pessoas físicas medirem e entenderem os impactos nas emissões de carbono durante seus trajetos para o trabalho, eventos sociais ou viagens, além de emissões decorrentes de consumos diários com alimentação, moradia, vestuário e entre outros.

Por meio da plataforma Carbon Fair, é possível fazer a simulação do trajeto, seja por qualquer meio de transporte, obter um número referente à emissão gerada e o quanto a pessoa poderá compensar por meio da compra do crédito de carbono – a própria Eccaplan possibilita esta compra no momento do cálculo.
Também é possível fazer o cálculo da “pegada de carbono” referente a um ano inteiro. Nesta simulação, é preciso responder um questionário alternativo que fará com que a calculadora some as emissões, dê a opção de como compensar e, até mesmo, gere um comparativo do quanto equivalem, por exemplo 247 voos de São Paulo para Fortaleza, conforme exemplo.

“Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira e a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos. Queremos conectar, de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas”, explica Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

De acordo com o executivo, ao medir, entender e reduzir as emissões de carbono, qualquer pessoa se torna um agente de mudança positiva, promovendo um futuro mais sustentável e contribuindo para a redução dos danos ambientais. “A calculadora desempenha um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas, fornecendo uma maneira eficaz de contribuir para a redução do aquecimento global”, afirma Fernando. 

Para empresas e organizadores de eventos, a ferramenta se torna ainda mais eficaz. Por meio da análise dos dados fornecedores por essas empresas, ela possibilita a implementação de estratégias de redução de carbono e a oportunidade de fazer uma contribuição significativa, viabilizando projetos socioambientais certificados de neutralização, como agricultura regenerativa, preservação da Amazônia e energia renovável.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...