Aprovado PL que cria o Inventário Nacional de Substâncias Químicas 

@Billy Boss/Agência Câmara

O parecer do relator, deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), foi favorável ao Projeto de Lei 6120/19, de autoria do deputado Flávio Nogueira (PT-PI), na forma do substitutivo adotado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a subemenda aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família.

Vitor Lippi avaliou que a consolidação de uma base de informação sobre as substâncias químicas no território brasileiro, produzidas aqui ou importadas, é fundamental para o controle razoável do Poder Público sobre substâncias que podem afetar empresas, negócios, consumidores e o meio ambiente. “Merece destaque o tratamento que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) dá ao tema da segurança química. Pelo mundo são cada vez mais importantes os requisitos técnicos e os padrões mínimos de segurança, bem como o respeito aos consumidores, sejam intermediários ou finais, e ao meio ambiente, para que tenhamos um desenvolvimento econômico sustentável . Um registro geral de substâncias química é salutar também para os negócios no Brasil”, completou Lippi.

A Abiquim recebeu com muito entusiasmo a aprovação da Redação Final do PL 6120/19 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), projeto que cria o Inventário Nacional de Substâncias Químicas com o objetivo de consolidar uma base de informação sobre as substâncias químicas produzidas ou importadas no território brasileiro, além de dar outras providências.

fundamental o país estabelecer e disciplinar procedimentos de avaliação e instrumentos de controle para o gerenciamento de risco das substâncias químicas, com base em evidências científicas e com a participação das partes interessadas nas tomadas de decisões. “São muito os ganhos; o inventário, garantirá não somente a proteção à saúde e ao meio ambiente, como impactará positivamente na competividade, inovação e ao crescimento econômico do País, evitando a criação de barreiras ao comércio nacional e internacional de substâncias químicas.

Além de criar o inventário, de acordo com o texto, os fabricantes, os exportadores e os importadores de substâncias químicas deverão registrar nessa base de dados as substâncias químicas individualizadas ou utilizadas como ingredientes de mistura, que atingirem separadamente quantidade igual ou superior a uma tonelada de produção ou importação ao ano, considerada a média dos últimos três anos.

O projeto elenca ainda as informações que deverão ser incluídas no inventário, define acesso público a ele e traz critérios para priorização do registro das substâncias químicas. Além disso, o projeto sugere a criação de um “Comitê de Avaliação de Substâncias Químicas”, com o objetivo de avaliar ou examinar as substâncias quanto ao risco que oferecem.

Como próximos passos, a matéria será remetida à apreciação do Senado Federal. É possível que o despacho no Senado contemple a Comissão de Meio Ambiente (CMA) e a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), sendo que a inclusão do Plenário dependerá da discricionariedade da Mesa

Últimas Notícias

Prêmio Zayed de Sustentabilidade reconhece 11 vencedores

Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, reconheceu nesta terça-feira (14) os vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade,...

IPT é o mais novo membro do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil  

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), uma das mais renomadas instituições nacionais de ciência e tecnologia, é o novo integrante do Acordo de Cooperação...

USA Bioenergy anuncia nova refinaria de SAF de US$ 2,8 bilhões

A USA BioEnergy anunciou aquisição de mais de 1.600 acres de terra no leste do Texas para sua nova biorrefinaria avançada de US$ 2,8...