A ArcelorMittal lançou uma nova oferta de aço para a construção de gasodutos de hidrogênio para dar suporte à implantação de infraestrutura de gás hidrogênio. Os esforços de P&D da empresa estão focados em fornecer produtos de maior valor que se alinham às necessidades do cliente. Além disso, os clientes podem se beneficiar de emissões de carbono reduzidas do Escopo 3 graças aos certificados de aço XCarb®.
A União Europeia tem metas ambiciosas de produção de hidrogênio renovável, com uma meta de produzir 10 milhões de toneladas até 2030. O transporte de hidrogênio apresenta desafios únicos que a ArcelorMittal está abordando, desenvolvendo novos tipos de aço para dar suporte aos fabricantes de tubos – neste contexto o HyMatch® foi criado, com todos os tipos na família de produtos apresentando microestrutura fina e homogênea e boa limpeza, resultando em baixo risco de fragilização por hidrogênio.
Por meio da ArcelorMittal Global R&D, programas de pesquisa para o uso de aço na infraestrutura de hidrogênio estão em andamento em vários locais de produção da ArcelorMittal, incluindo na França (Fos-sur-Mer), Alemanha (Bremen) e laboratórios de P&D, incluindo na Bélgica (Gent). A produção em Fos e Bremen oferece proximidade com fabricantes de tubos baseados nos países do Mediterrâneo e na região do Mar do Norte, respectivamente.
Além disso, a ArcelorMittal está melhorando o desempenho de sua oferta de aço focada em hidrogênio por meio de investimentos contínuos em esforços internos de pesquisa e desenvolvimento, e participação ativa em projetos industriais conjuntos internacionais e projetos financiados pela Europa. O objetivo geral é garantir que os clientes atendam ou excedam os últimos requisitos técnicos para operações de infraestrutura de hidrogênio eficientes e seguras.
Os aços HyMatch® para tubulações de transmissão de hidrogênio podem ser adquiridos juntamente com os certificados de aço XCarb®: os primeiros certificados do setor que permitem que os clientes relatem uma redução equivalente em suas emissões de Escopo 3. Os certificados representam as reduções adicionais de emissões de CO 2 que a ArcelorMittal obteve a partir de projetos de redução de CO 2 auditados por terceiros em suas plantas de produção de aço.
Os gasodutos de gás natural – incluindo infraestrutura existente e nova – devem ser usados no futuro para o transporte de hidrogênio das instalações de produção para os principais locais de consumo. O aço ArcelorMittal HyMatch® atende aos requisitos de padrões da indústria, como ASME B31.12 opção B, e está sendo testado de acordo com as diretrizes mais recentes da indústria.
“Estamos orgulhosos em anunciar o lançamento do HyMatch®, que apresenta aos nossos clientes a família de graus de aço disponíveis para uso na construção de dutos prontos para hidrogênio. Embora produzamos aço para tubos de linha por muitas décadas, o novo desafio que a transição energética traz para os dutos é transportar H 2 e CO 2 com segurança. Portanto, estamos usando nossa experiência em P&D e engenharia para desenvolver os graus de aço necessários nessas novas aplicações e estamos animados em trabalhar com vários parceiros diferentes para testar nossos mais novos graus de aço para os dutos de hidrogênio planejados”, disse Laurent Plasman, CMO Industry, ArcelorMittal Europe – Flat Products.