A Archer Aviation, desenvolvedora de aeronaves de decolagem e pouso de veículos elétricos (eVTOL) para uso em mobilidade aérea urbana , assinou um Acordo de Lei Espacial com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).
A colaboração faz parte de uma parceria mais ampla entre Archer e NASA focada em alcançar os mais altos níveis de segurança de células de bateria e sistemas para Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e aplicações espaciais. No projeto inicial, a Archer Aviation e a NASA estudarão células de bateria de alto desempenho e realizarão testes de segurança em células e sistemas. A colaboração visa testar os projetos de sistemas de bateria da Archer para sua aeronave Midnight, ao mesmo tempo que compartilha resultados específicos para avançar toda a indústria AAM.
“Estamos extremamente orgulhosos da parceria com a NASA, que foi pioneira na indústria eVTOL nas últimas 3 décadas, em apoio à nossa missão coletiva de garantir que a liderança dos EUA no setor aeroespacial continue nas próximas décadas. Muitos países em todo o mundo estão a desafiar os EUA nesta nova era da aviação e o nosso país corre o risco de perder a sua posição de liderança global, a menos que trabalhemos em conjunto, governo e indústria, para garantir que aproveitamos o momento e somos pioneiros nesta nova tecnologia da aviação, que beneficiará todos”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer.
Os testes serão realizados utilizando uma das instalações de raios X de alta velocidade mais avançadas do mundo, a European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), para compreender como as células funcionam durante casos de abuso extremo.