Armazenamento de energia na Espanha ganha um impulso de 700 milhões


A Comissão Europeia aprovou um novo regime de auxílios que permitirá à Espanha implantar o armazenamento de eletricidade em grande escala, tanto em hibridização com instalações de energia renovável como em sistemas autônomos e térmicos. Trata-se de um programa do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico (MITECO) que será dotado de €700 milhões e favorecerá o processo de descarbonização do sistema elétrico com a expansão de tecnologias fundamentais para a integração de energias renováveis.

O concurso consistirá em subvenções diretas para o cofinanciamento, até 85%, de investimentos em instalações de armazenamento de energia e será realizado através do Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia (IDAE) no âmbito dos fundos europeus do Programa Multirregional do FEDER 2021-2027.

Prevê-se que possam ser financiados entre 80 e 120 projetos, que deverão estar concluídos antes do final de 2029. Tendo em conta os rácios de auxílio concedidos por MW de armazenamento em concursos anteriores, poderiam esperar-se 2,5 GW a 3,5 GW de nova capacidade.

Este impulso decisivo ao desenvolvimento do armazenamento de energia ajudará a assegurar a transformação do sistema energético para o tornar mais flexível, robusto e resiliente. Com o reforço desta tecnologia, também será alcançada uma maior penetração de fontes de energia renováveis no sistema elétrico espanhol, uma vez que o armazenamento atua como um elemento facilitador para elas.

Da mesma forma, espera-se que o aumento desse tipo de instalação reduza os custos do sistema nos mercados de capacidade, bem como nos preços de regulação secundária e terciária do sistema elétrico.

O Plano Nacional Integrado de Energia e Clima (PNIEC), na sua atualização, de 25 de setembro de 2024, sublinha a importância do armazenamento de energia para garantir o fornecimento de eletricidade, a sua qualidade e reduzir a dependência de combustíveis fósseis num ambiente com maior integração de energias renováveis. O documento destaca a importância do armazenamento de energia como uma tecnologia chave, “tanto pela possibilidade de mover a geração para os momentos em que é necessária, quanto por sua capacidade de fornecer outros serviços complementares à rede”.

Até sexta-feira, 21 de março, o Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico (MITECO) mantém aberta a Consulta Pública Prévia sobre a proposta de chamada de auxílio ao armazenamento de energia com recursos do FEDER 21-27, disponível aqui, onde é exposto o objetivo da iniciativa, que será um passo decisivo no apoio institucional ao desenvolvimento do armazenamento.

Essa ação juntar-se aos programas de apoio ao armazenamento de energia ativados pelo Governo graças aos fundos NextGenEU do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência (RTRP), no valor de mais de 600 milhões.

Últimas Notícias

Arábia Saudita e Indonésia aprofundam parceria

Sua Excelência Bandar Al-Khorayef, Ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, está se preparando para visitar a Indonésia e todos os olhares...

Mapa Geológico da Bacia Alagoas amplia conhecimento sobre recursos minerais na região

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou o Mapa Geológico do Projeto Geologia e Potencial Mineral da Bacia Alagoas, que reúne informações de seis...

Indústria química em queda livre

De acordo com o Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Abiquim-Fipe, os resultados do primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período...