A Basf e a Equinor assinaram um acordo estratégico de longo prazo para o fornecimento anual de até 23 terawatts-hora de gás natural ao longo de um período de dez anos. O contrato garante uma parcela substancial das necessidades de gás natural da BASF na Europa. As entregas começarão em 1º de outubro de 2025.
“Este acordo fortalece ainda mais nossa parceria com a Basf. O gás natural não só fornece segurança energética para a Europa, como também matéria-prima essencial para as indústrias europeias. Estou muito feliz que nosso gás também apoie os esforços da BASF para reduzir sua pegada de carbono. O gás da Noruega apresenta as menores emissões de produção e transporte”, afirma Anders Opedal, presidente e CEO da Equinor.
O gás natural é uma matéria-prima essencial para as indústrias europeias, especialmente na produção de produtos químicos e fertilizantes. A Basf utiliza gás natural tanto como fonte de energia quanto como matéria-prima na produção de produtos químicos básicos. Esta parceria de longo prazo apoiará a estratégia da empresa de diversificar seu portfólio de energia e matérias-primas. O gás é vendido em condições de mercado.
“Estamos muito felizes em firmar esta parceria de longo prazo com a Equinor para o fornecimento confiável de gás natural de baixo carbono para as operações da Basf na Europa. A Equinor é uma parceira confiável e valiosa. O acordo de fornecimento não só oferece condições competitivas, como também apoia nossas metas de sustentabilidade”, afirma Dirk Elvermann, Diretor Financeiro e Diretor Digital da Basf SE.
A BASF desenvolve um amplo portfólio de soluções que são componentes essenciais na fabricação de bens de consumo do dia a dia, como interiores de automóveis, artigos esportivos, itens de higiene pessoal e soluções agrícolas. A Equinor fornece gases e líquidos para a Basf há vários anos.

