A Basf aproveitou o ambiente de taxas de juros atualmente baixas na China e assinou um empréstimo bancário sindicalizado a prazo de CNY 40 bilhões (aproximadamente US$5.5 bilhões) com vencimento em 15 anos para sua nova unidade da Verbund em Zhanjiang. O novo local está atualmente em construção na província de Guangdong. O empréstimo será concedido pelos principais bancos chineses e oferece opções de reembolso flexíveis para otimizar a utilização do caixa da Basf.
A Basf está financiando a nova unidade da Verbund com uma combinação de cerca de 20% de capital próprio e 80% de dívida. “Ao assinar este empréstimo bancário a prazo, a BASF está implementando sua estratégia de financiar o projeto Zhanjiang com fundos da China”, disse o Dr. Dirk Elvermann, Diretor Financeiro da Basf SE. A solidez financeira da empresa e o histórico comprovado de forte crescimento de vendas e lucros na China permitiram à Basf obter condições de financiamento altamente atrativas para o empréstimo.
“Estamos impressionados com o grande apoio do mercado bancário local ao projeto”, disse Christian Jutzi, Presidente de Finanças Corporativas. “Isto sublinha que os nossos parceiros bancários estão confiantes de que o nosso novo site Verbund se tornará uma plataforma chave para o crescimento rentável e sustentável a longo prazo.”
A unidade Zhanjiang Verbund será operada sob a responsabilidade exclusiva da Basf e será a terceira maior unidade Verbund da empresa em todo o mundo, depois de Ludwigshafen, na Alemanha, e Antuérpia, na Bélgica.