A Basf assinou um acordo com a Solenis, uma produtora global de especialidades químicas com sede em Wilmington, Delaware, para vender seu negócio de floculantes para aplicações de mineração.
O desinvestimento faz parte da otimização do portfólio da Basf, com o objetivo de focar em áreas estratégicas centrais. Enquanto se aguarda a aprovação das autoridades de controle de fusões, a transação deve ser concluída no segundo semestre de 2024. As partes concordaram em não divulgar os detalhes financeiros da transação.
O portfólio de produtos inclui produtos usados para separação de líquidos sólidos e manuseio de materiais em aplicações de mineração sob as marcas Magnafloc, Rheomax, Alclar, Alcotac, Jetwet, Aerowet e Alcotech. Com atividades em todo o mundo, a empresa estabeleceu uma forte presença nas principais regiões de mineração.
“A Basf avalia continuamente seu portfólio de produtos para aprimorar nosso foco estratégico. A busca por parceiros estratégicos tem um papel importante nisso. Para o nosso portfólio de floculantes para aplicações de mineração, encontramos um parceiro na Solenis e estamos confiantes de que o desinvestimento promoverá e desenvolverá ainda mais a linha de produtos no futuro para atender às necessidades dos clientes”, diz Anup Kothari, membro do Conselho de Administração Executivo da Basf SE.


“Estamos convencidos de que o acordo com a Solenis proporcionará um valor significativo aos nossos clientes de mineração”, acrescenta Caren Hoffmann, vice-presidente à frente do negócio de soluções de mineração da Basf. “Ao mesmo tempo, poderemos nos concentrar ainda mais no desenvolvimento e comercialização contínuos de nossos reagentes de flotação e expandir nossas soluções inovadoras no campo da extração e lixiviação de solventes.”
Em 2019, a Basf transferiu seu negócio de papel e produtos químicos para água para a Solenis, criando um fornecedor líder global de soluções para as indústrias de papel e tratamento de água e concordou com contratos de fornecimento de médio e longo prazo e relações comerciais entre a BASF e a Solenis. O acordo incluía o fornecimento de produtos à base de poliacrilamida e poliacrilamida, que já envolvia a alienação de unidades de produção em Bradford e Grimsby, na Inglaterra, e em Kwinana, na Austrália. A Solenis é uma produtora global de especialidades químicas para indústrias intensivas em água, incluindo os mercados de celulose, papel, petróleo e gás, processamento químico, mineração, biorrefinaria, energia e municipais. A empresa tem 69 instalações fabris com mais de 16.000 funcionários.