Bayer e Neste firmam parceria para biocombustíveis


A Bayer e a Neste anunciaram memorando de entendimento (MOU) para escalar conjuntamente a canola de inverno como matéria-prima baseada em biomassa para produtos renováveis ​​como biocombustíveis. Dentro da colaboração, as empresas desenvolverão um ecossistema de canola de inverno nas Grandes Planícies do Sul dos EUA, incluindo desenvolvimento de produtos e colaborações adicionais para permitir que a Bayer entre neste mercado.

“Os combustíveis renováveis ​​estão desempenhando um papel importante na descarbonização do transporte e da energia, enquanto as metas globais continuam a moldar os mercados de biocombustíveis e acelerar a demanda por matérias-primas baseadas em biomassa no futuro”, disse Frank Terhorst, Chefe de Estratégia e Sustentabilidade da Divisão de Ciência de Cultivos da Bayer. “Estamos comprometidos em apoiar a capacidade dos agricultores de fornecer matérias-primas de baixo carbono sob demanda, por meio de investimentos em novas culturas, como canola de inverno, e avanços em sistemas de cultivo sustentáveis.”

A Bayer pretende lançar a canola de inverno híbrida TruFlex em 2027 que  oferece muitos benefícios aos agricultores, pois inclui a tecnologia Roundup Ready e de resistência à quebra de vagens, proporcionando excelente estabilidade e desempenho do produto. Usada como uma nova cultura rotacional alternativa, a canola de inverno ajuda a sequestrar carbono no solo e pode melhorar a saúde do solo aumentando seu conteúdo de matéria orgânica e capacidade de retenção de água, levando a uma maior fertilidade e produtividade do solo.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Neste para permitir novas opções de cultivo lucrativas para os agricultores, ao mesmo tempo em que atendemos à demanda não atendida por combustível renovável”, disse Jennifer Ozimkiewicz, Chefe de Estratégia de Cultivo de Soja e Biocombustíveis na Divisão de Ciência de Cultivos da Bayer. “Acreditamos que nossos produtos TruFlex de próxima geração fornecerão aos agricultores uma nova opção de cultivo rotacional lucrativa, ao mesmo tempo em que oferecem potenciais benefícios de sustentabilidade, como aumento da biodiversidade, saúde do solo e rotação agronômica para reduzir a pressão de pragas, doenças e ervas daninhas. A Bayer está comprometida em continuar a liderar o caminho com matérias-primas alternativas baseadas em biomassa e soluções agrícolas regenerativas.”

Antes do lançamento, a Bayer trabalhará com a Neste, a cadeia de valor e os agricultores para introduzir a canola de inverno como uma matéria-prima baseada em biomassa que fornece combustível com menor intensidade de carbono do que as fontes de combustível tradicionais. A Bayer e a Neste esperam finalizar um acordo definitivo em 2025.

A canola de inverno, usada como cultura rotacional em combinação com práticas de agricultura regenerativa, pode melhorar a saúde do solo e sequestrar carbono, contribuindo para uma agricultura mais sustentável. A matéria-prima resultante de menor intensidade de carbono pode então ser usada para produzir combustíveis renováveis ​​como combustível de aviação sustentável e diesel renovável , que podem reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida em comparação com combustíveis fósseis.

Últimas Notícias

Especialista em IA do Brasil se junta a startup para criar o ChatGPT do Agro

A chegada do professor Anderson Rocha, um dos maiores especialistas em inteligência artificial do Brasil, à Psyche Aerospace, marca um momento histórico para o...

CES – onde a tecnologia encontra possibilidades extraordinárias

A CES 2025 recebeu mais de 141.000 participantes de todo o mundo. Com mais de 4.500 expositores, incluindo 1.400 startups, a CES destacou as...

GFT fortalece equipe e intensifica transição para uma empresa de tecnologia de IA

O Co-CEO Marco Santos assumiu a responsabilidade exclusiva como CEO Jochen Ruetz assumiu a função de Vice-CEO, além de suas responsabilidades como CFO, expandindo seu...