Binatural ativa Rota Verde e avança na descarbonização


A Binatural deu mais um passo no seu plano de descarbonização logística ao firmar uma nova parceria com a Transportes MCK, que há oito anos apoia a companhia nas suas movimentações logísticas. A iniciativa amplia a Rota 100% Sustentável já em operação no interior de Goiás desde abril e estreia a Rota Verde Binatural + MCK, interligando Paraná, Goiás e São Paulo com um Volvo FH500 flex. 

Ao longo de três anos de contrato, a operação deve evitar cerca de 280 mil kg de CO₂e (280 t), com mensuração baseada no método GHG Protocol, referência internacional para inventários de GEE. No Brasil, o programa é desenvolvido pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras. O método segue as melhores práticas globais de mensuração e reporte de emissões, garantindo rigor técnico e transparência aos resultados obtidos. 

Por ser incorporado a um corredor logístico mais longo, o veículo opera com misturas variáveis de biodiesel, alternando trechos em B100 e outros em B15. Na prática, a média ponderada de abastecimento fica próxima de B50, bem acima do mandato atual brasileiro de 15%.  

A importânciadeste movimento é clara. Afinal, o transporte rodoviário de cargas responde por parcela relevante das emissões do setor no Brasil. Ao comprovar na prática que misturas elevadas de biodiesel entregam desempenho, segurança e redução real de emissões, a parceria avança uma agenda essencial para o cumprimento das metas brasileiras de descarbonização, que prevê cortes significativos nas emissões nesta década.

Para André Lavor, CEO da Binatural, o movimento reforça o papel do setor privado na construção de soluções concretas para o cumprimento de metas de descarbonização. “O transporte rodoviário de cargas é um dos grandes responsáveis pelas emissões do setor no Brasil. Os veículos pesados representam apenas 6% da frota nacional, mas respondem por mais da metade da poluição do transporte. Ao avançar com parcerias como essa, mostramos que há caminhos viáveis para acelerar a transição energética e tornar o país líder em logística de baixo carbono”, afirma Lavor.

Enquanto o mercado ainda discute quando será possível o país chegar ao B25, a Binatural e a MCK mostram que o avanço pode ser ainda maior. Isso prova que o Brasil não precisa esperar novas tecnologias para descarbonizar: elas já estão aqui, funcionando com desempenho, segurança e resultados reais. 

Vale lembrar que a Indonésia anunciou a adoção do B50 a partir de 2026, após reduzir em quase 40% suas importações de diesel. O Brasil, por sua vez, economizou 291 bilhões de reais, em duas décadas, ao adotar o biodiesel em sua matriz energética, uma prova concreta de que o biocombustível é um vetor estratégico de soberania e sustentabilidade.

Últimas Notícias

IBP se reúne com presidente do Suriname e o CEO da Staatsolie para discutir oportunidades no setor de energia

O presidente do IBP, Roberto Ardenghy, e líderes das empresas associadas se reuniram em Brasília, com Jennifer Simons, presidente do Suriname, e Annand Jagesar, presidente da Staatsolie, empresa...

Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e ajusta preços do diesel

O Conselho de Administração da Petrobras, em reunião realizada ontem (01/06), aprovou a adesão da companhia à subvenção econômica aos produtores e importadores de...

Chevron prepara US$ 13,8 bilhões para Vaca Muerta

A Chevron deu mais um passo para consolidar sua posição em Vaca Muerta ao apresentar ao governo argentino um projeto de investimento estimado em...