BMW, Ford e Honda começaram as operações da nova joint venture que anunciaram no ano passado e nomearam o primeiro CEO e CTO. ChargeScape é uma plataforma de software que integra veículos elétricos (EVs) à rede elétrica, reforçando a estabilidade da rede enquanto economiza dinheiro dos motoristas em seus carregamentos. O anúncio ressalta que as montadoras continuam comprometidas com os veículos elétricos – incluindo híbridos plug-in – e estão focadas em reduzir o custo total de propriedade para seus clientes.
À medida que mais americanos mudam para EVs, custos de combustível mais baratos se tornaram prioridade para os motoristas, particularmente durante o carregamento em casa, onde 80% do carregamento de EV ocorre de acordo com estimativas do Departamento de Energia dos EUA. Ao mesmo tempo, as redes elétricas do país estão sob crescente pressão devido à demanda de eletricidade de data centers e à natureza intermitente das energias renováveis.
Para atender a essas necessidades, a tecnologia da ChargeScape se conecta sem fio a veículos elétricos e, trabalhando com as concessionárias participantes, gerencia o fluxo de elétrons de acordo com as condições da rede em tempo real, reduzindo temporariamente a demanda quando a rede é limitada por meio de carregamento inteligente (V1G) e até mesmo enviando energia de volta para a rede elétrica quando necessário (V2G). Os motoristas de EV têm o potencial de serem recompensados financeiramente por sua flexibilidade e sempre têm seus veículos carregados no horário que especificam.
O ChargeScape se baseia no sucesso inicial do trabalho dessas montadoras em carregamento inteligente por meio da Plataforma de Integração de Veículos e Rede Aberta (OVGIP), que conta com concessionárias de serviços públicos de vários estados, como Duke Energy, Xcel Energy e Eversource Energy, como clientes.
Após o lançamento oficial da joint venture, BMW, Ford e Honda anunciaram a nomeação do primeiro CEO da ChargeScape, Joseph Vellone.
Com 15 anos de experiência nos setores de energia e clima, Vellone fez parte recentemente da equipe fundadora da startup de software ev.energy, onde lançou e expandiu os negócios da empresa na América do Norte para incluir mais de uma dúzia de serviços públicos e 150.000 veículos elétricos.
“A liderança e o histórico de Joseph na operação de startups de tecnologia limpa são exatamente o que precisamos para fazer do ChargeScape um sucesso”, disse o atual presidente do conselho do ChargeScape, Shaun Bugbee, da BMW.
Antes de se juntar à ev.energy, Vellone trabalhou como consultor de gestão no Boston Consulting Group (BCG), onde fazia parte da prática de energia e meio ambiente da empresa. Ele é graduado pela Universidade de Princeton e pela London School of Economics. Enquanto estava no ensino médio, sua pesquisa estudantil sobre células de combustível de hidrogênio foi reconhecida com honras do Congresso e da Casa Branca.
“Os EUA definiram metas ambiciosas para a implantação de energia renovável e adoção de EV, e a ChargeScape está aqui para preencher essa lacuna entre oferta e demanda de eletricidade”, disse Vellone. “Queremos transformar EVs de um passivo em um ativo para a rede elétrica e ajudar a entregar um futuro de transporte limpo.”