A construção da nova fábrica de montagem de baterias de alta voltagem do BMW Group nos municípios de Irlbach e Straßkirchen (distrito de Straubing-Bogen) está avançando rapidamente.

“Com a conclusão do edifício do Centro de Energia e do quartel de bombeiros, alcançamos o próximo marco importante no caminho para a produção em série das baterias de alta voltagem da nova geração 6 aqui na Baixa Baviera”, afirma Sabrina Kugler, Gestora de Projeto para a Construção da Fábrica de Irlbach-Straßkirchen. “O Centro de Energia fornece à nova fábrica todos os serviços essenciais. Além disso, existem cerca de 3.000 m2 com condições ótimas para o corpo de bombeiros”.
Em junho, a brigada de incêndio da BMW iniciou seu serviço 24 horas por dia no local do BMW Group Irlbach-Straßkirchen. Com cinco veículos de serviço e 26 pessoas trabalhando em turnos, o serviço de incêndio garantirá a segurança dos funcionários no local. O processo de acreditação como brigada de incêndio da fábrica está atualmente em andamento.

Para Silvia Meyer, Head de Gestão de Instalações da fábrica de Irlbach-Straßkirchen, o Centro de Energia é o coração da nova fábrica de montagem de baterias de alta voltagem. “Aqui, a futura produção e os edifícios auxiliares são abastecidos com todos os meios necessários – eletricidade, refrigeração, calor, água de refrigeração e ar comprimido.” As utilities são controladas no Centro de Operações. O aquecimento, ventilação, ar-condicionado e iluminação do edifício são controlados de forma automática e eficiente em termos de recursos através da tecnologia de controle de energia ali instalada. Com a ajuda de sensores, todas as principais instalações de produção e salas são continuamente monitorizadas e visualizadas em tempo real nas telas da sala de controle. O calor residual dos processos de produção é utilizado para aquecer a cantina, os armazéns e os edifícios auxiliares a baixas temperaturas. Para isso, bombas de calor no Centro de Energia convertem a água refrigerada a aproximadamente 23°C, aquecida pelas instalações de produção, em energia de aquecimento a cerca de 60°C. Quatro bombas de calor, cada uma com 1,8 MW, garantem uma capacidade de aquecimento tolerante a falhas”.
Todo o sistema de tubagens do Centro de Energia estende-se por 3,8 km e é inicialmente preenchido com 500.000 litros de água. O processo de produção e montagem de baterias de alta voltagem não requer água. A água potável no local é utilizada apenas para cozinhas e lavatórios; a água da chuva recolhida nos telhados é utilizada para os banheiros.
A tecnologia de manuseio de materiais altamente automatizada no processo de produção de baterias de alta voltagem requer continuamente ar comprimido. O centro de energia fornece ar comprimido a 6 bar para os sistemas de produção. Dois compressores cobrem a carga base, e um compressor variável cobre a carga de pico. O calor residual dos compressores também é alimentado no circuito de água de resfriamento e novamente disponível para aquecer a fábrica através das bombas de calor.
Embora um gasoduto de gás natural atravesse o local, o fornecimento de energia para a Fábrica do BMW Group em Irlbach-Straßkirchen, em operação regular, depende inteiramente de fontes de energia não fósseis. A fábrica não está conectada ao gasoduto de gás natural.
No novo local, a eletricidade é gerada a partir de energia solar para cobrir parte da demanda total de energia. Uma instalação fotovoltaica será instalada em uma área de telhado de cerca de 62.000 metros quadrados. A extensão é mais de um terço da área do telhado do futuro edifício de produção, ou seja, cerca do tamanho de nove campos de futebol. O sistema fotovoltaico será instalado e operado pela fornecedora de energia VERBUND. A construção começará na primavera de 2026, permitindo que seja comissionado a tempo para o início da produção em série. Quase 14.000 módulos fotovoltaicos podem fornecer mais de 6 MWp (megawatts de pico) e, assim, gerar mais de 6.000 MWh por ano. Qualquer eletricidade externa adicional necessária virá inteiramente de fontes renováveis.
O fornecimento elétrico da fábrica de montagem será feito por cabos subterrâneos de 110 kV conectados a uma subestação operada pela Bayernwerk Netz GmbH em Irlbach, que está atualmente em construção. Até que a subestação seja concluída em 2028, uma conexão provisória de 34 MW às linhas de alta tensão de 110 kV existentes garantirá um fornecimento de energia estável para o canteiro de obras atual e para a futura operação de produção.
Além disso, dois transformadores próprios com uma capacidade de referência máxima de 68 MW foram instalados no local, perto do Centro de Energia. Eles convertem inicialmente o fornecimento de 110 kV para 20 kV para distribuição no local. Transformadores localizados próximos ao consumo fornecem os suprimentos de 230 V e 400 V.

