O CEO da BP Bunge Bioenergia, Geovane Consul foi o Keynote Speaker da edição de 2024 da “The Dubai Sugar Conference 2024”, considerado o principal evento mundial do setor açucareiro, que este ano aconteceu entre os dias 5 e 7 de março, em Dubai, nos Emirados Árabes. O executivo fez uma abordagem sobre os cenários futuros do adoçante, como volumes, clima, logística e irá mostrar a evolução da companhia no desenvolvimento de uma agricultura sustentável e regenerativa.
“Nestes quatro anos de operação investimos mais de R$ 300 milhões em iniciativas relacionadas à agricultura regenerativa. Com isso, temos contabilizado inúmeros ganhos, como redução nas emissões de carbono, menor dependência de insumos agrícolas exportados, além do aumento de produtividade, que deve avançar 20% até 2025”,
As iniciativas e resultados que tornaram a BP Bunge uma referência na prática da agricultura regenerativa no Brasil, como a disciplina na adoção dos fundamentos e capacidade de aplicação em larga escala de bioinsumos a partir de bactérias e de matéria orgânica, também foram apresentados pelo executivo. Na safra 22/23, por exemplo, a substituição de fertilizantes nitrogenados por biológicos já aconteceu em 100% da área de plantio a partir do uso de bactéria que atua na fixação de nitrogênio. Já para as áreas de soqueira, a companhia utiliza bactérias para aumentar a produtividade em até 10%, e já gerou redução de 50% das doses de nitrogênio.
A programação do evento também contou com a participação de Ricardo Carvalho, diretor comercial e de originação da BP Bunge Bioenergia, que falou no painel Hakuna Matata – Brasil ao Resgate, no dia 5 de março.
Em 2024, a temática do evento foi “Um tempo para o açúcar. Um momento a ser aproveitado”, reforçando o momento promissor que caracteriza o cenário atual para esta comodities.