Para debater as prioridades em Políticas Ambientais no Brasil e as perspectivas para a COP 28, a Amcham reuniu Ana Toni, Secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente; Rafael Dubeux, Assessor Especial do Ministério da Fazenda; e Saleh Ahmed Al Suwaidi, Embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil. “Estamos muito animados em sediar a COP28, e também animados pela parceria com o Brasil. Estamos criando uma ponte entre os países para facilitar e agilizar nossas metas ambientais.,” disse Saleh Ahmed Al Suwaidi.
Rafael Dubeux disse que precisamos promover um desenvolvimento econômico que não seja às custas do impacto ambiental, para promover um sistema igualitário de distribuição de renda para a sociedade.
“Vamos olhar para trás para entender por que não estamos andando na velocidade necessária, como mudamos isso e vamos também desenhar planos de ação para acelerar nossas atividades”, afirmou a secretária Ana Toni “Esta talvez seja a COP nos últimos anos em que o Brasil chega em melhores condições, muito em razão dos resultados que têm sido entregues pelo Executivo e pelo Congresso,” Abrao M. Arabe Neto, CEO da Amcham Brasil.
Nabil Kadri, Diretor-Adjunto e Superintendente da Área de Meio Ambiente do BNDES, pontuou que o Fundo Amazônia foi retomado e, além das parcerias que já estabelecidas, outros países estão anunciando interesse em participar desse fundo, o que faz com que o Banco estime em mais de R$ 3 bilhões o aporte financeiro.