A Keppel Ltd. Anunciou que o Sistema de Cabo Bifrost (Bifrost), que a empresa está desenvolvendo em conjunto com a Edge Cable Holdings USA, LLC (Meta) e a PT Telekomunikasi Indonesia International (Telin), recebeu uma licença de aterrissagem de cabo submarino da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (USFCC).
Abrangendo mais de 20.000 km, o Bifrost é o primeiro sistema de cabo submarino do mundo que conecta diretamente Singapura à costa oeste da América do Norte via Indonésia através do Mar de Java e do Mar de Celebes. Uma licença de aterrissagem de cabo submarino deve ser obtida antes de aterrissar um cabo submarino para conectar os Estados Unidos continentais com qualquer país estrangeiro. A obtenção da licença marca a aprovação final em um extenso processo de aprovação regulatória transnacional, abrindo caminho para a implantação bem-sucedida do Bifrost. A Bifrost, que iniciou o comissionamento do sistema e os testes de aceitação em 21 de janeiro de 2025, deve estar pronta para o serviço comercial no segundo semestre deste ano. Como o primeiro sistema de cabo submarino ligando o Sudeste Asiático aos Estados Unidos a ser aprovado nos últimos oito anos, a Bifrost aumentará significativamente a posição estratégica de Singapura como o principal centro digital da Ásia, bem como dará suporte à economia digital de rápido crescimento da região. A estação de aterrissagem de cabos da Bifrost em Cingapura ficará localizada no data center SGP 5 da Keppel DC REIT em Jurong.

Loh Chin Hua, CEO da Keppel, disse: “Obter a aprovação da USFCC para o Sistema de Cabo Bifrost é um marco significativo para o projeto. A conclusão do projeto no 2º semestre de 2025 fortalece a estratégia de conectividade da Keppel. Este projeto histórico, uma prova de nossa forte parceria com a Meta e a Telin, consolidará a Keppel como uma parceira estratégica do ecossistema para os players globais de nuvem e líderes em tecnologia, à medida que buscamos nossos planos de crescimento em infraestrutura digital. Isso inclui desenvolver e operar outros cabos submarinos que conectam o Sudeste Asiático com o resto da Ásia e além.”
A Bifrost faz parte do ecossistema de conectividade ponta a ponta da Keppel, abrangendo energia, soluções off-grid, energia verde, resfriamento, conectividade de cabo submarino e soluções de data center. A infraestrutura digital crítica, como a Bifrost, não só aumentará o desempenho e a confiabilidade das ofertas de data center da Keppel, mas também posicionará a empresa na vanguarda da economia digital.
A Keppel embarcou no Sistema de Cabo Bifrost em março de 2021 com os parceiros de construção conjunta Meta e Telin, no qual a Keppel recebeu cinco de um total de 12 pares de fibras, com sua parcela de custo sendo de US$ 350 milhões. Os cinco pares de fibras são de propriedade conjunta da Keppel e seus co-investidores de fundos privados por meio de uma joint venture 40-60. Destes, dois pares de fibras foram comprometidos com os clientes por meio de Direitos de Uso Invencíveis (IRU) por 25 anos, enquanto os IRUs para os três pares de fibras restantes estão atualmente sendo negociados com clientes em potencial.
“Recebemos forte interesse do cliente em nossos três pares de fibras não comprometidos, cujos preços aumentam significativamente à medida que a Bifrost se aproxima da prontidão do serviço. Consequentemente, a Taxa Interna de Retorno esperada para nosso investimento aumentou para mais de 30% a.a.” disse o executivo.
Além disso, quando a Bifrost estiver concluída no segundo semestre de 2025, a Keppel continuará a operar e manter seus cinco pares de fibras por um período de 25 anos, durante os quais a empresa deverá obter um fluxo de renda recorrente de longo prazo.

Além da Bifrost, a Keppel, juntamente com seus fundos privados, incluindo o Keppel Asia Infrastructure Fund II, está explorando oportunidades para desenvolver mais sistemas de cabos conectando várias geografias. Essas iniciativas são parte da estratégia mais ampla da Keppel para aprimorar a conectividade global e fornecer soluções de infraestrutura digital, alavancando seu ecossistema integrado para atender às necessidades em evolução de países, empresas e consumidores, e entregar os melhores retornos ajustados ao risco aos investidores.