CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução de energia eólica no Nordeste


O Grupo CCR e a Neoenergia firmaram acordo pelo qual a empresa de infraestrutura de mobilidade passará a ser sócia em três usinas do complexo eólico Neoenergia Oitis, localizado no Piauí. Este é o primeiro projeto na modalidade de autoprodução do Grupo CCR e inclui o acesso à energia produzida pelas usinas Oitis 2, Oitis 4 e Oitis 6. A energia gerada pelas eólicas irá atender 60% da demanda atual da companhia.

O acordo integra o compromisso assumido pelo Grupo CCR de ter 100% dos seus ativos abastecidos por fontes renováveis de energia até 2025, objetivo que foi alcançado já este ano com uma estratégia que incluiu a migração de ativos para o mercado livre, a compra de IRECs e investimentos em geração solar distribuída. A parceria com a Neoenergia irá sustentar o cumprimento desta meta nos próximos anos. Além de promover o acesso à energia limpa, o negócio mitiga a exposição da CCR a riscos relacionados à oscilação de preços no mercado livre de energia.

“O Grupo CCR é, atualmente, um dos 50 maiores consumidores de energia elétrica do país e vemos os investimentos em fontes renováveis como um pilar fundamental em nossa estratégia de redução da pegada de carbono das nossas operações, liderando a agenda de sustentabilidade no setor de infraestrutura de mobilidade do Brasil. Ter um parceiro com a solidez da Neoenergia ajuda a trazer confiabilidade e credibilidade para a nossa jornada de descarbonização e sustentabilidade”, afirma Pedro Sutter, vice-presidente de Sustentabilidade, Risco e Compliance do Grupo CCR.

A Neoenergia acredita que a eletrificação da economia é um caminho sem volta para o processo de descarbonização no Brasil e no mundo e esta operação reforça o seu compromisso com os objetivos ESG.

“O Grupo CCR é uma referência em mobilidade e esta parceria vem apoiar a jornada de descarbonização da empresa, por meio da associação de duas marcas líderes em direção à transição energética. Além da previsibilidade dos custos para a CCR, sob a ótica da Neoenergia, nos garante estabilidade de receita de longo prazo com adequada rentabilidade. Essa estratégia reforça os compromissos da empresa com os investimentos no parque gerador renovável e atende à nossa estratégia de impulsionar um futuro energético mais limpo e eficiente para todos”, afirma Hugo Nunes, diretor executivo de Negócios Liberalizados da Neoenergia.

A Neoenergia Oitis é um complexo eólico formado por 12 parques, localizados entre os estados do Piauí e da Bahia, com 103 aerogeradores de 5,5 MW cada, totalizando uma capacidade instalada de 566,5 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 2,7 milhões de habitantes.

O fechamento da operação está sujeito à aprovação pelos órgãos competentes.

Últimas Notícias

Armazenamento de energia na Espanha ganha um impulso de 700 milhões

A Comissão Europeia aprovou um novo regime de auxílios que permitirá à Espanha implantar o armazenamento de eletricidade em grande escala, tanto em hibridização com...

Shell investe no projeto Gato do Mato no pré-sal brasileiro

A Shell Brasil, subsidiária da Shell plc, tomou a Decisão Final de Investimento (FID) para o Gato do Mato, um projeto em águas profundas...

Sebrae Rio lança “Imersão ESG”

Capacitação visa ampliar boas práticas de gestão ambiental, social e de governança para aumentar a competitividade Reduzir impactos ambientais, agir com responsabilidade social e...