Cemig conquista título internacional em rodeio de eletricistas na Costa Rica


A equipe de eletricistas da Cemig conquistou o título de campeã do Rodeio Internacional de Eletricistas, realizado em San José, na Costa Rica. A competição reuniu profissionais de diferentes países da América Latina e destacou as melhores práticas técnicas, operacionais e de segurança no setor elétrico.

O rodeio de eletricistas é um dos principais eventos do segmento e tem como objetivo avaliar as habilidades técnicas, comportamentais e de segurança de profissionais que atuam em atividades de alta complexidade no sistema elétrico. Durante as provas, os participantes enfrentam desafios que simulam situações reais do dia a dia das concessionárias de energia elétrica.

Entre as atividades avaliadas, estão operações como manobras seguras na rede elétrica, substituição de equipamentos, execução de procedimentos técnicos em altura e até simulações de resgate de profissionais em situações de acidentes e de risco. 

Os competidores são avaliados por juízes especializados, que consideram critérios como precisão e técnica, eficiência nas operações, tempo de execução e, principalmente segurança do trabalho na realização das tarefas. 

Classificação nacional

Representando o Brasil, a Cemig participou com uma delegação de 10 profissionais, formada por eletricistas competidores, equipe técnica e avaliadores. Os profissionais mineiros foram selecionados a partir do desempenho no rodeio nacional, no qual a Cemig foi a campeã no ano passado durante o Sendi 2025.

A disputa ocorreu em um ambiente que alia competitividade, integração e troca de experiências, permitindo o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de diferentes países.

O superintendente da Regional Centro da Cemig, Ernando Braga, acompanhou a delegação da companhia e ressaltou a importância da conquista. “Esse resultado coloca a Cemig em destaque no cenário internacional e reforça a capacidade técnica das nossas equipes, que atuam diariamente em atividades complexas com alto padrão de segurança”, afirma.

Além dos profissionais da Cemig, participaram equipes da Colômbia, Equador, El Salvador, Paraguai, Peru, Uruguai e Costa Rica.

Melhor eletricista da América Latina é da Cemig

Além do título por equipe, o eletricista da Cemig Leandro Santos foi eleito o melhor eletricista da competição realizada na América Central, reconhecimento que reforça o alto nível técnico dos profissionais da companhia no cenário internacional. Com trajetória construída ao longo de mais de 15 anos, ele destacou a conquista como a realização de um objetivo que começou ainda no início da carreira. Leandro iniciou sua trajetória como eletricista em 2010, atuando em empresas parceiras da Cemig em trabalhos na rede de distribuição.

Últimas Notícias

IBP se reúne com presidente do Suriname e o CEO da Staatsolie para discutir oportunidades no setor de energia

O presidente do IBP, Roberto Ardenghy, e líderes das empresas associadas se reuniram em Brasília, com Jennifer Simons, presidente do Suriname, e Annand Jagesar, presidente da Staatsolie, empresa...

Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e ajusta preços do diesel

O Conselho de Administração da Petrobras, em reunião realizada ontem (01/06), aprovou a adesão da companhia à subvenção econômica aos produtores e importadores de...

Chevron prepara US$ 13,8 bilhões para Vaca Muerta

A Chevron deu mais um passo para consolidar sua posição em Vaca Muerta ao apresentar ao governo argentino um projeto de investimento estimado em...