A Cemig lançou a chamada pública para a seleção de propostas de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação voltadas ao desenvolvimento de soluções para desafios do setor elétrico a partir do ciclo 1 do Programa Inova Cemig Tec 3.0. A iniciativa, que tem uma previsão de investimento de R$ 200 milhões, é um convite para instituições brasileiras dedicadas à pesquisa participarem da transformação do setor elétrico.
Dessa forma, empresas públicas e privadas sediadas no Brasil, com sólida experiência em pesquisa e capacidade tecnológica, poderão participar do novo edital da Cemig. A chamada busca propostas que priorizem o desenvolvimento de inovações práticas, com potencial de aplicação real e resultados mensuráveis para o setor elétrico e para o país.
As iniciativas devem estar alinhadas à estratégia de inovação da Companhia e aos desafios do setor, evidenciando experiência técnica e científica da instituição proponente, equipe qualificada e multidisciplinar, além de uma estrutura e recursos compatíveis com a complexidade da solução. Espera-se ainda clareza na mensuração dos impactos e benefícios esperados.
A chamada pública do Inova Cemig Tec 3.0 – Ciclo 1 terá duração de 24 meses e será estruturada em ciclos periódicos de desafios. O primeiro ciclo apresenta nove desafios estratégicos, diretamente conectados às prioridades de negócio da Cemig. Cada desafio detalha os temas de interesse da companhia, seu contexto, os impactos e as funcionalidades desejadas para as soluções a serem desenvolvidas.
O processo de avaliação e seleção das propostas será conduzido em quatro etapas sucessivas: inicialmente, será feita a verificação de admissibilidade da proposta; em seguida, ocorrerá a análise técnica detalhada; posteriormente, as propostas selecionadas passarão por um processo de refinamento; e, por fim, será realizada a avaliação final para a escolha da proposta a ser contratada.

“Com esta chamada pública, a Cemig reafirma seu compromisso com a inovação e o futuro da energia. Mais do que buscar soluções para os nossos desafios, estamos abrindo as portas para que as mentes mais criativas e qualificadas do país caminhem ao nosso lado na construção de novas possibilidades para o setor elétrico” afirma o Diretor de Estratégia, Sustentabilidade e Inovação, Denis Mollica
O edital e o acesso aos desafios podem ser encontrados aqui.

