China entrega o primeiro navio comercial para trabalhar com CCUs


A China entregou o primeiro navio comercial de transporte de dióxido de carbono liquefeito (CO2) do mundo em um porto na cidade de Dalian, na província de Liaoning, nordeste da China.
O navio foi construído pela Dalian Shipbuilding Industry Co. Ltd.
O navio tem 130 metros de comprimento e 21 metros de largura e tem tanques de carga com capacidade para 7.500 m3. Alimentado pela tecnologia de combustível duplo LNG, o navio pode atender aos mais rigorosos padrões globais de eficiência energética.

“Este navio é o primeiro de seu tipo no mundo. Os tanques de carga de CO2 são feitos com materiais de chapa de aço recentemente desenvolvidos. Este é nosso primeiro projeto e construção de um sistema de carga líquida de CO2, e equipado com muitos projetos de economia de energia e ecologicamente corretos. Esses fatores aumentaram significativamente a dificuldade da construção naval, ao mesmo tempo em que abriram um novo caminho na indústria de transporte de carbono”, disse Gai Yong, gerente do projeto do navio na Dalian Shipbuilding Industry Co. Ltd.

A embarcação, que está envolvida no primeiro projeto de captura e armazenamento de carbono (CCS) em grande escala do mundo, será gerenciada pela “K” LINE LNG Shipping (UK) Ltd. com sede em Londres, subsidiária da Kawasaki Kisen Kaisha, Ltd. Ela transportará CO2 liquefeito de uma instalação de captura de CO2 na Noruega para o terminal de recepção da Northern Lights em Øygarden, oeste da Noruega.
As emissões de CO2 das indústrias europeias serão coletadas e transportadas pelo navio para um terminal de recebimento de CO2 na costa oeste da Noruega, onde o gás será processado e injetado 2.600 metros abaixo da terra no oceano para armazenamento permanente.

Como o primeiro navio do mundo dedicado ao transporte e armazenamento de carbono marinho, esta embarcação desempenhará um papel pioneiro no tratamento das emissões globais de CO2 de fontes terrestres.

Últimas Notícias

Especialista em IA do Brasil se junta a startup para criar o ChatGPT do Agro

A chegada do professor Anderson Rocha, um dos maiores especialistas em inteligência artificial do Brasil, à Psyche Aerospace, marca um momento histórico para o...

CES – onde a tecnologia encontra possibilidades extraordinárias

A CES 2025 recebeu mais de 141.000 participantes de todo o mundo. Com mais de 4.500 expositores, incluindo 1.400 startups, a CES destacou as...

GFT fortalece equipe e intensifica transição para uma empresa de tecnologia de IA

O Co-CEO Marco Santos assumiu a responsabilidade exclusiva como CEO Jochen Ruetz assumiu a função de Vice-CEO, além de suas responsabilidades como CFO, expandindo seu...