A Cisco encerrou sua atividade no mercado LoRaWAN para conectividade de dispositivos IoT, declarando que sai desse mercado e vai retirar todos os serviços de suporte para seus produtos até o final da década: a empresa as “datas de fim de venda e fim de vida útil” do Cisco LoRaWAN, sendo 1º de janeiro de 2025 o último dia para solicitar os produtos afetados.
Ela continuará a oferecer atualizações de software até o início de 2026, corrigirá quaisquer vulnerabilidades de segurança até o final daquele ano, antes de encerrar todos os serviços de suporte no final da década.
A Cisco tem um extenso portfolio com a tecnologia – são gateways, antenas, software e roteadores. A decisão é um retrocesso para a tecnologia e deve impactar empresas que criaram ofertas de IoT com base na tecnologia Cisco.
A Cisco sairá do espaço LoRaWAN e não planejou nenhuma migração para gateways Cisco LoRaWAN. Os clientes podem usar o Cisco Technology Migration Program (TMP), quando aplicável, para produtos qualificados para troca e receber crédito para a compra de novos equipamentos Cisco. Para obter mais informações sobre o Cisco TMP, os clientes devem trabalhar com seu parceiro Cisco ou equipe de conta Cisco.
A mudança segue o anúncio de agosto passado sobre reestruturação que incluía cortar cerca de 7% de sua equipe global. A empresa investiu em IA, nuvem e segurança cibernética, e em junho anunciou um fundo de US$ 1 bilhão para investir em startups. Datas de fim de vida útil do Cisco LoRaWAN e números de peças de produtos afetados pelo anúncio, veja aqui.