A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica e a distribuidora Equatorial Maranhão reuniram entusiastas da inovação e representantes do setor elétrico para o 11º Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (CITEENEL 2023). Com o tema “Inovação sob a perspectiva ESG: ambiental, social e governança”, o evento que aconteceu em São Luís (MA), e discute pautas como transição energética, digitalização e sustentabilidade, por meio de atividades relacionadas aos programas de Pesquisa e Desenvolvimento (PDI) e Eficiência Energética (EE) regulados pela Aneel.
O evento contou com a presença da diretora da Aneel e relatora do CITEENEL, Agnes da Costa, dos diretores da Aneel, Ricardo Tili, Fernando Mosna, e Hélvio Guerra, além de pesquisadores e representantes de empresas do setor.
Uma palestra ministrada pelo secretário de Inovação e Transição Energética (STE/Aneel), Paulo Luciano de Carvalho, e pelo coordenador de Inovação e Engajamento no Mercado (STE/Aneel), Márcio Venício Alcântara, deu o tom da programação do dia. Na ocasião, foram abordados os novos paradigmas da inovação, com destaque para dois instrumentos da Agência: os Procedimentos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PROPDI) e o Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI).
Moderado pelo diretor da Aneel, Hélvio Guerra, um painel temático apresentou experiências e casos de sucesso relacionados aos projetos, evidenciando os benefícios para o meio ambiente e o clima.
O painel “Governança global em PDI e EE no Setor Elétrico”, moderado pela diretora da Aneel, Agnes da Costa discutiu os principais desafios e as melhores práticas de governança relacionados aos programas regulados pela Agência, com enfoque na governança global.
Além dos painéis, foram realizados workshops temáticos que abordaram a aplicação da inteligência artificial no pensamento computacional, além de temas como: metaverso e realidades virtual e aumentada.