O presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu uma ordem executiva para renomear o Golfo do México para Golfo da América.
Qual nome devemos adotar por aqui? Qual a sua opinião? Vote nesta enquete!

Nomes do Golfo e direito internacional
Até o dia 20 de janeiro, dia da posse do presidente dos EUA Donald Trump, o golfo em questão era chamado por todos de Golfo do México. Em 23 de janeiro, a Associated Press – referência global no jornalismo – afirmou que continuará a se referir ao Golfo do México por seu nome original. Em 09 de fevereiro, o secretário do Interior dos EUA, Doug Burgum, anunciou a mudança oficial de nome e Trump declarou este “Dia do Golfo da América”. Em 11 de fevereiro o Google Maps o novo nome, Golfo da América, para usuários dos EUA.
O Golfo do México teve muitos nomes ao longo da história:
Golfo de Nueva España: nome usado por exploradores espanhóis no século 16; Golphe da Mexique: nome usado pelos jesuítas franceses em 1672; Grande Baía do México: nome apareceu em uma carta náutica inglesa em 1700; Baía do México: este nome apareceu em uma carta náutica inglesa em 1775; Mexican Cove / Mexican Sound: nome usado pelos mapas do almirantado espanhol no século 18; Golfo do México: apareceu pela primeira vez impresso em 1552 e em um mapa-múndi em 1550 e tem sido o nome mais comum desde meados do século 17.
A Chevron, por exemplo, já usou “Golfo da América” repetidamente em seu relatório trimestral de lucros divulgado no final de janeiro, após a ordem executiva de Trump.

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, emitiu uma série de objeções à ordem de Trump. “Para nós, ainda é o Golfo do México e, para o mundo inteiro, ainda é o Golfo do México”, disse ela.
Em recente coletiva de imprensa, Sheinbaum mostrou aos repórteres cópia de uma carta que enviou ao Google na qual argumentava que os EUA não podem renomear unilateralmente o Golfo. Ela citou a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que diz que a soberania territorial de um país se estende apenas 12 milhas náuticas de sua costa.
“Se um país quiser mudar a designação de algo no mar, isso só se aplicaria até 12 milhas náuticas. Não pode se aplicar ao resto, neste caso, ao Golfo do México “, disse Sheinbaum. “Isso é o que explicamos em detalhes ao Google.”