Segundo o Relatório de Perdas de Energia Elétrica na Distribuição, divulgado recentemente pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica as perdas totais de energia em sua distribuição representaram em 2023, no Brasil, 14,1% da energia injetada, com 6,7% dos casos atribuídos a fatores não técnicos, como furtos e fraudes.
Diante desse cenário, a Schneider Electric destaca se medidor ION7400 como uma tecnologia desenvolvida para enfrentar desafios como esse. Equipado com uma plataforma flexível e modular, o aparelho permite personalização e expansão conforme as necessidades específicas de cada usuário, oferecendo maior eficiência e confiabilidade na gestão da energia.
E a Metrum, empresa especializada em fornecer produtos e serviços na área de medição e gestão de energia, estabelece a possibilidade de promoção do medidor ION7400 para combater fraudes no setor elétrico. Em parceria com a Schneider Electric, a Metrum foi responsável por avaliar detalhadamente as características do dispositivo e considerar seu potencial para enfrentar as perdas não técnicas, desenvolvendo e implementando estratégias para melhorar sua implementação.
A principal inovação do novo medidor é a sua capacidade de programação, que torna o medidor adaptável a uma variedade de funções e aplicações. Essa característica atende às demandas atuais de distribuição de energia e prepara as novidades para se adaptar às futuras descobertas e mudanças regulatórias, oferecendo uma solução de longo prazo que se ajusta ao dinamismo do setor de energia, já que permite a adição de novos módulos e funcionalidades conforme o necessário.
Reconhecidos por sua robustez e durabilidade, os medidores ION têm trajetória comprovada de mais de 20 anos de operação global. A tecnologia do dispositivo é resistente e atende aos mais rigorosos padrões de certificação, incluindo normas de metrologia e a certificação IEC 61000-4-30.
O ION7400 é capaz de medir com altas precisão uma ampla gama de parâmetros elétricos e dados essenciais para os faturamentos, como consumo, demanda e fator de potência, além de aspectos críticos de qualidade da energia, como picos e afundamentos de tensão, distorções harmônicas e desequilíbrios.
E sua função mais avançada é a capacidade de detectar fraudes por meio da monitorização contínua de grandezas primárias, como tensão e corrente. O medidor identifica qualquer desvio nessas configurações e se comunica imediatamente ao centro de operações, possibilitando uma resposta rápida e eficaz.
A tecnologia do dispositivo monitora o status de abertura de portas de painel, chaves de aferição e sensores de orientação, registrando todos os eventos com uma precisão de milissegundos. Esses recursos são indispensáveis para prevenir e identificar perdas não técnicas, protegendo a integridade do sistema de medição.
E o novo medidor atende aos requisitos para a instalação e manutenção dos medidores de energia: com a homologação pelo INMETRO e conformidade com a norma IEC 61000-4-30, o aparelho supera os padrões estabelecidos.