Constellation e HMH assinam contrato de suporte integrado de manutenção de BOPs inédito no Brasil

O contrato terá duração inicial de 5 anos e objetiva a melhoria da eficiência operacional

A Constellation e a HMH anunciaram nesta quinta-feira, 11 de janeiro, a assinatura de um contrato de suporte integrado de manutenção de Blowout Preventers (BOPs) das plataformas de perfuração semissubmersíveis Alpha Star, Gold Star e Lone Star.

Contractual Services Agreement (CSA, na sigla em inglês) terá duração de cinco anos, com opção de extensão. O modelo de parceria é inédito no Brasil e tem parte da sua remuneração condicionada à performance, em um modelo de compartilhamento de riscos.

“O contrato vai trazer mais confiabilidade para um dos equipamentos mais críticos da sonda, mais segurança de processo para controle de poço, aumento de uptime e de eficiência operacional, além de novas oportunidades de negócio para a companhia”, destaca Rodrigo Ribeiro, CEO da Constellation.

Neste formato, a Constellation poderá focar nas operações de perfuração e junto com a HMH compartilhará a responsabilidade pela manutenção dos BOPs das três plataformas. O acordo prevê o fornecimento de peças, manutenção preditiva e preventiva, otimização do tempo de manutenção com base na análise de dados do equipamento, manutenção “entre poços”, certificação contínua e suporte de engenharia 24/7 a bordo das sondas da Constellation por parte da HMH.

“Dentro da parceria com a Constellation implementaremos um programa de manutenção baseada em condição, otimizando os intervalos de manutenção e melhorando o desempenho operacional. Essa abordagem abrangente garantirá que os BOPs estejam em condições ‘prontos para operar’”, destaca Chuck Chauviere, presidente da divisão Pressure Control Systems da HMH.

A manutenção do BOP é um dos principais fatores contribuintes para uptime nas campanhas de perfuração e intervenção em poços. Com essa mudança de paradigma de manutenção de equipamentos e gestão de ativos, a expectativa é que as unidades de perfuração fiquem cada vez mais tempo disponíveis para os clientes.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...