Consulta pública sobre mapeamento geológico recebe contribuições até 15 de junho

@ SGB/Divulgação

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) está com uma consulta pública aberta, desde 15 de abril, para a construção do Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico (PlanGeo) 2025-2034.

Especialistas e empresas do setor mineral e de outros segmentos estão opinando sobre as áreas que devem ser priorizadas pelas pesquisas do SGB, com foco nos minerais críticos e estratégicos para a transição energética.

O objetivo da consulta é abrir espaço para um diálogo transparente e democrático sobre o futuro do mapeamento geológico. As contribuições recebidas irão enriquecer a versão preliminar do PlanGeo, orientando as ações do SGB na próxima década. “A participação ativa da sociedade nesse processo garante que o futuro da geologia e da mineração, no Brasil, seja construído de forma colaborativa, transparente e com foco no desenvolvimento sustentável”, afirma o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.

De acordo com ele, esse processo é fundamental para atender as reais necessidades do setor produtivo. “A riqueza mineral do Brasil tem um potencial imenso para impulsionar o crescimento do país, e o PlanGeo 2025-2034 será a bússola para explorar esse potencial de forma responsável e eficiente”, completa Melo.

A consulta pública segue aberta até o dia 15 de junho na Plataforma de Mapeamento Geológico do SGB. O público poderá indicar os blocos prioritários dentre os 60 pré-selecionados e distribuídos nas três regiões macroeconômicas do Brasil (Amazônia, Nordeste e Centro-Sul), contemplando províncias minerais e distritos mineiros, assim como novas fronteiras do conhecimento geológico. Além disso, poderá propor novas áreas e linhas de atuação para o mapeamento geológico.

A plataforma que hospeda o PlanGeo também disponibiliza outros níveis importantes de informação acerca do mapeamento geológico no Brasil, como o já realizado no país ao longo de mais de 50 anos, bem como os projetos de mapeamento geológico atualmente em desenvolvimento.

Últimas Notícias

Rockwell Automation em parceria com NVIDIA impulsiona o desenvolvimento de robôs móveis industriais com IA

A Rockwell Automation anuncia novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs móveis industriais, mais seguros e inteligentes, com Inteligência Artificial...

Primeira fábrica de inversores de energia solar do Brasil

A Livoltek, empresa do Hexing Group, inaugurou a primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina na Zona Franca de Manaus (ZFM)....

GT PA-DIN apresenta extensões ao padrão com lançamento da versão 1.1

Os coproprietários do Process Automation Device Information Model (PA-DIM), incluindo FDT Group, FieldComm Group, ISA 100 WCI, NAMUR, ODVA, OPC Foundation, PROFIBUS e PROFINET...