Cooperativa contrata ENGIE para neutralizar GEE


A ENGIE Brasil Energia e a C.Vale – Cooperativa Agroindustrial firmaram um acordo para aquisição de certificados de energia renovável (ou I-RECs). Com a parceria, a Cooperativa vai neutralizar 100% das emissões de escopo 2 de gases de efeito estufa realizadas em 2023 e 2024. As emissões do escopo 2 são emissões indiretas, provenientes da energia elétrica adquirida para uso da própria companhia.

As 189 unidades de negócios, incluindo o Complexo Agroindustrial, um conjunto de indústrias criado para agregar valor à produção do campo, terão suas emissões neutralizadas. A estrutura envolve fábricas de rações, matrizeiros de aves e de alevinos, incubatório, abatedouros de frangos e de peixes e indústria de termo processados.

A aproximação entre as empresas começou em 2019, com um contrato de fornecimento de energia elétrica renovável de longo prazo. A aquisição foi realizada por meio do Mercado Livre de Energia, o que proporciona uma redução de custos de até 30% em relação às tarifas no Mercado Cativo.

O avanço da relação responde aos planos da C.Vale para acelerar a agenda socioambiental. A cooperativa está atenta às inovações e sempre buscando sintonia com as transformações, segundo as práticas ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). “São ações que, ao longo dos últimos anos, passaram a ser cobradas pelo cidadão-consumidor consciente de que é obrigação de cada um de nós envolver-se na construção de um mundo mais próspero”, destacou o presidente da C.Vale, Alfredo Lang.(na foto maior, com a cooperativa ao fundo)

Os I-RECs contratados são emitidos pela Usina Hidrelétrica São Salvador, localizada no Rio Tocantins, que, além de produzir energia renovável, realiza investimento anual em 20 programas socioambientais da região. Os projetos contribuem com oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o Objetivo 2 – Erradicar a Fome, por meio da criação de associações de agricultores familiares e produtores artesanais, com assistência técnica.

“Nosso propósito é liderar a transição energética e contribuir com a jornada de descarbonização dos nossos clientes. É motivador colaborar com a C.Vale, em uma parceria que agrega benefícios mútuos, incluindo nossa reconhecida responsabilidade socioambiental, o que irá gerar valor para os associados da cooperativa e pode, ainda, impulsionar a agenda ESG no setor agroindustrial, tão relevante para o país”, comenta Gabriel Mann, Diretor de Comercialização da ENGIE Brasil Energia.

Segunda maior cooperativa agroindustrial do país, com faturamento anual de R$ 22,6 bilhões, mais de 26 mil associados e 13 mil funcionários, a C.Vale possui sistemas de economia e aproveitamento de energia renovável. A Rede de Supermercados e Hipermercados própria conta com instalações capazes de reduzir até 70% do consumo de energia elétrica.

A cooperativa ainda aproveita o gás metano gerado pelos efluentes das amidonarias e Unidade Produtora de Leitões para gerar energia renovável e minimizar o efeito estufa. No caso das duas indústrias de beneficiamento de mandioca, em Assis Chateaubriand e Terra Roxa, ambas no Paraná, a medida reduz aproximadamente 75% dos custos das indústrias com lenha, ou seja, evita o consumo de mais de 50 mil árvores/ano. Desde 2021, na produção de suínos, em Palotina (PR), o gás metano gerado pelas lagoas de tratamento de efluentes alimenta uma usina termoelétrica de 260 quilowatts, que corresponde ao consumo de 400 residências.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...