Copel investe em projeto inovador de certificação de hidrogênio


A Copel Geração e Transmissão firmou contrato com o Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) para investir mais de R$ 2,5 milhões no desenvolvimento de uma plataforma computacional em nuvem, para certificação de hidrogênio de baixo carbono produzido a partir de biomassa (resíduos orgânicos, dejetos, bagaço de cana, entre outros).

A solução deverá incorporar tecnologia blockchain e métricas de pegada de carbono – quantidade de emissões de gases de efeito estufa geradas direta ou indiretamente em serviços e produtos. O gerente do projeto de P&D na Copel, Fabio Sevscuec, destaca a importância dessa iniciativa: “O projeto é inovativo, não temos no Brasil a certificação de hidrogênio de baixo carbono oriundo da biomassa, sendo que essa certificação é essencial para o desenvolvimento de negócios, tanto no âmbito nacional quanto internacional’’.

O projeto inicia neste mês de outubro e deve durar dois anos. Durante esse período, equipes da Copel e do Senai-PE vão desenvolver a solução tecnológica que visa promover a sustentabilidade e impulsionar a economia verde e a competitividade do Brasil no mercado global de hidrogênio de baixo carbono.

O uso do blockchain, um registro digital descentralizado e imutável de transações, trará transparência, confiabilidade e a rastreabilidade necessária ao produto: ‘’Sabemos dos desafios em desenvolver uma certificação que hoje não existe, precisaremos trabalhar em conjunto com órgãos governamentais e diversos outros atores para que a tecnologia seja aceita pelo mercado. Mas, é essa a finalidade dos projetos de inovação, desenvolver novas tecnologias que impactem a sociedade”, completa Fabio.

A a adoção do hidrogênio como parte da matriz energética nacional impulsionará significativamente o desenvolvimento industrial do Brasil. Uma produção mais limpa, com baixa emissão de carbono e alinhada aos compromissos ambientais internacionais assumidos pelo Brasil. Além disso, o projeto em parceria com a Copel reafirma o compromisso e esforços do SENAI Pernambuco, na transição energética e descarbonização da economia.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...