Data center de IA soberana


A Vertiv anunciou uma colaboração com a NVIDIA e a iGenius para implementar o Colosseum, um dos maiores supercomputadores NVIDIA DGX IA do mundo, com superchips NVIDIA Grace Blackwell. Com a implementação prevista ainda para 2025 na Itália, o Colosseum transformará o panorama digital como o primeiro data center de IA soberana de sua classe para cargas de trabalho regulamentadas. 

O Colosseum foi projetado para satisfazer as necessidades de setores altamente regulamentados, como o financeiro, a saúde e a administração pública, e compreenderá a fusão entre potência de computação, eficiência energética e soberania de dados transformadoras, ao mesmo tempo que equilibrará os rigorosos requisitos de segurança de dados. 

O Colosseum, um NVIDIA DGX SuperPOD™, é o mais recente resultado de uma colaboração de longa data entre a Vertiv e a NVIDIA, possui uma localização estratégica no sul da Itália para atender às necessidades do governo regional, e é um importante marco para o cenário de IA na Europa.

“Ao alavancar o poder da computação acelerada de ponta da Nvidia e a experiência inovadora em infraestrutura da Vertiv, o Colosseum é uma prova irrefutável do potencial transformador da IA soberana”, disse Uljan Sharka, CEO da iGenius. “Estamos demonstrando como os sistemas modulares e a infraestrutura específica de software possibilitam uma nova era de IA de missão crítica”, acrescentou Sharka.

O Colosseum combina a experiência em gerenciamento de infraestrutura da Vertiv com a computação acelerada e o Omniverse Blueprint da NVIDIA para o design e para as operações da fábrica de IA. A implementação aproveitará a plataforma de Infraestrutura de Arquitetura de Referência 360AI da Vertiv para a alimentação de energia e o resfriamento do data center, projetada para o NVIDIA GB200 NVL72, desenvolvida em conjunto com a NVIDIA e apresentada no final de 2024. 

Este sistema modular e escalável posiciona a iGenius para implementar um dos mais rápidos e maiores supercomputadores de IA de hyperscale para dar suporte à IA soberana.

“A unidade de computação deixou de ser o chip para se converter no sistema, na fábrica de IA”, afirmou Karsten Winther, presidente da Vertiv para a região EMEA. “Graças a nossa colaboração com a NVIDIA e a visão de uma protagonista em IA como a iGenius, estamos demonstrando a eficiência e a maturidade no nível do sistema de entrega do data center como uma unidade de processamento, com o objetivo de impulsionar a adoção da infraestrutura de alimentação de energia e resfriamento nativa de IA como um catalisador para a IA em grande escala”, acrescentou Winther.

“A IA está transformando o cenário dos data centers. Ela exige novos níveis de escala, eficiência e adaptabilidade para as fábricas de IA ao redor do mundo”, disse Charlie Boyle, vice-presidente de Plataformas DGX na NVIDIA. “Com gêmeos digitais físicos que permitem o uso das tecnologias da plataforma NVIDIA Omniverse e o design modular da Vertiv para o data center SuperPOD DGX da iGenius, o Colosseum marca um novo padrão para a construção de supercomputadores na era da IA”, acrescentou Boyle. 

O Colosseum foi projeto em conjunto como um gêmeo digital com precisão física desenvolvido com tecnologias do NVIDIA Omniverse. Isso facilitou a colaboração em tempo real entre a Vertiv, a iGenius e a NVIDIA, agilizando as decisões no nível do sistema e reduzindo o ciclo do design à implementação. O Omniverse Blueprint permite simulações em tempo real e os engenheiros podem realizar testes e aperfeiçoar os designs de imediato ao invés de aguardar longos processos de simulação, o que reduz o tempo de simulação de meses para horas. Adicionalmente, os processos de fabricação e de integração na fábrica da Vertiv reduzem os prazos de implementação em até 50% em comparação com a construção tradicional de data centers. 

Essa colaboração de design em 3D validou todo o conjunto da infraestrutura, possibilitando a modelagem preditiva da carga térmica, do fluxo elétrico e da distribuição do site – desde racks de 132 kW resfriados a líquido até sistemas de alimentação modulares – antes que um só módulo seja construído.

O Colosseum é mais do que um data center, é o modelo escalável e replicável para as fábricas da IA soberana. Ao combinar a densidade com escala de nuvem, o controle local dos dados e a implementação modular, ele estabelece as bases para a próxima fase da IA, onde a inferência deverá ser segura, rápida, compatível e distribuída.  

Não é um projeto pontual. É um ponto de referência. A iGenius está criando, em conjunto com a Vertiv e a NVIDIA, um plano com o Colosseum delineado para ser replicado em todo o mundo, para futuras plataformas, junto com os sistemas DGX GB300 e além.  O futuro da IA soberana deixou de ser um conceito teórico, ele está sendo construído agora mesmo.

Últimas Notícias

Comau e Roboze colaboram em diversos setores

A Comau e a Roboze estabeleceram uma colaboração com o objetivo de responder às necessidades do mercado por uma automação acessível para aplicações de...

Com a adoção da Nuvem, a Huawei oferece vantagens aos clientes

A Huawei Cloud está ganhando popularidade na América Central e do Sul, e o recente Huawei Cloud COMPASS Summit em Dongguan, China, proporcionou uma...

Honeywell conclui aquisição da Sundyne para expandir capacidades da indústria de processos

A Honeywell anunciou a conclusão da aquisição da Sundyne, da empresa de private equity Warburg Pincus, por US$ 2,16 bilhões, em uma transação totalmente em...