DeepOcean adquire Shelf Subsea


A prestadora de serviços oceânicos DeepOcean adquiriu a Shelf Subsea, uma prestadora independente de serviços submarinos com forte posicionamento no hemisfério oriental. Fundamentada em um sólido alinhamento industrial, a aquisição cria uma empresa global de serviços submarinos com um amplo portfólio de soluções, agora abrangendo também as regiões da Ásia-Pacífico e Oriente Médio.

“A DeepOcean e a Shelf Subsea oferecem serviços semelhantes, mas possuem bases geográficas distintas que se complementam. Quando combinadas, forneceremos aos clientes em todo o mundo acesso a um conjunto abrangente de expertise e capacidades. Estamos ansiosos para combinar nossa tecnologia de ponta e soluções inovadoras com as operações da Shelf Subsea na região APAC, além de obter aprendizados valiosos com seu modelo de projeto líder. Estamos muito impressionados com o relacionamento com os clientes construído pela administração da Shelf Subsea”, afirma Øyvind Mikaelsen, CEO da DeepOcean.

A DeepOcean adquiriu 100% das ações da Shelf Subsea, expandindo sua presença para o Sudeste Asiático, Austrália e Oriente Médio. O grupo combinado terá aproximadamente 1.800 funcionários e gerará mais de US$ 1 bilhão em receita.

A transação permite a expansão global do modelo operacional da DeepOcean, baseado em engenharia, gestão de projetos, tecnologia proprietária, conjunto de ferramentas submarinas, ROVs e acesso a uma frota submarina versátil. Os mercados submarinos na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio são caracterizados por fundamentos atrativos, com crescente demanda por serviços de IMR (Inspeção, Manutenção e Reparo) e reciclagem submarinos, além de um crescente mercado eólico offshore.

Semelhante à DeepOcean, a Shelf Subsea oferece engenharia e gerenciamento de projetos para construção e instalação submarinas, serviços de posicionamento e pesquisa submarina, serviços de IMR submarinos, bem como remoção e reciclagem de ativos submarinos.

A Shelf Subsea tem sede na Austrália e escritórios em Singapura, Indonésia, Malásia, Papua-Nova Guiné e Arábia Saudita. A empresa conta com aproximadamente 200 funcionários. Atualmente, opera uma frota de três embarcações de apoio ao mergulho multiuso fretadas, diversos ROVs, diversos equipamentos de instalação submarina e diversos sistemas de mergulho.

“Acredito que o forte alinhamento industrial e geográfico entre a Shelf Subsea e a DeepOcean é evidente. O grupo combinado poderá oferecer aos clientes um conjunto de serviços mais flexível e integrado. Além disso, estamos ansiosos para obter acesso às tecnologias autônomas e soluções de operações remotas da DeepOcean, o que, sem dúvida, agregará valor aos nossos clientes nas regiões da Ásia-Pacífico e Oriente Médio”, afirma Colin McGinnis, CEO da Shelf Subsea.

A Shelf Subsea será integrada à DeepOcean e formará a região de negócios da empresa, a DeepOcean APAC.

“Começaremos a compartilhar competências e ativos para fornecer aos clientes atuais e potenciais acesso ao portfólio de recursos combinados da DeepOcean e da Shelf Subsea em um futuro próximo”, acrescenta Øyvind Mikaelsen. As partes concordaram em não divulgar os detalhes financeiros da transação.

Últimas Notícias

Novo Banco de Desenvolvimento aprova mais de 6 bilhões em projetos no Brasil

Durante a 17ª Cúpula do BRICS, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), presidido por Dilma Rousseff, anunciou a aprovação de 29 projetos no Brasil....

Chip totalmente óptico pode desbloquear comunicação na velocidade da luz

A ascensão do big data apresenta grandes desafios para o processamento de informações, especialmente em termos de manipulação de grandes volumes de dados e...

Kemin migra para o Mercado Livre de Energia

A Kemin, multinacional do setor de ingredientes e soluções para nutrição animal e humana, anunciou a migração da unidade de Valinhos (SP) para o...