Delfia anuncia novo Gerente de Cibersegurança


A Delfia, curadoria de jornadas digitais, anuncia a chegada de Ricardo Trovato como Gerente de Cibersegurança. O executivo assume o cargo com a missão de impulsionar a área de segurança digital em um momento estratégico da empresa, que desempenha seu o papel como curadoria em cibersegurança em um cenário de crescente incerteza digital e ameaças à segurança da informação.

Com uma sólida carreira de três décadas na área de tecnologia, sendo os últimos 20 anos dedicados exclusivamente à cibersegurança, Trovato traz uma bagagem técnica e estratégica de peso, que o permitiu enfrentar os complexos desafios da segurança digital em sua jornada. Bacharel em Sistemas de Informação, com extensão em Gestão pela FGV e pós-graduação em Cibersegurança, o executivo é também certificado internacionalmente pelo CISM (Certified Information Security Manager), uma das mais reconhecidas e prestigiadas credenciais da área.

Ao longo de sua trajetória, passou por consultorias de renome e manteve parcerias com gigantes como CA Technologies e IBM. Também ocupou cargos de liderança em empresas como Banco Fibra e 99, além de atuar no Banco Safra, sempre com foco na construção e fortalecimento de estruturas de defesa digital. Essas experiências lhe proporcionaram uma visão 360º das necessidades e dos desafios de segurança em diferentes contextos de negócio.

“Chego à Delfia com o desafio de ampliar nossa oferta de curadoria em cibersegurança, consolidando soluções cada vez mais inovadoras e eficazes. Queremos transformar a Delfia em uma referência no mercado de cibersegurança, com atuação proativa na mitigação de riscos e na construção de um ambiente digital mais seguro e resiliente para nossos clientes”, afirma Ricardo Trovato.

Em meio a um cenário global de crescente tensão geopolítica e ameaças coordenadas, a chegada do novo Gerente de Cibersegurança reforça o compromisso da Delfia com a excelência em proteção digital. Segundo Trovato, o momento exige não apenas respostas rápidas a incidentes, mas uma abordagem preditiva que antecipe riscos e fortaleça a resiliência das empresas.

“A evolução das ameaças, com o uso intensivo de inteligência artificial e automação, torna os processos de detecção e resposta ainda mais complexos. É fundamental criar uma cultura sólida de cibersegurança, fortalecer a confiança de clientes e parceiros e preparar as empresas para um futuro em que prevenção e resposta caminham juntas”, explica.

Durante a RSA Conference 2025, uma das maiores do mundo em segurança digital, Trovato destacou o uso massivo da inteligência artificial em todas as fases da tratativa de ameaças, agora impulsionada pelas IAs agênticas – tecnologias que passam a ter mais autonomia e capacidade de tomar decisões em diversos aspectos da cibersegurança. Além disso, ele diz que também foi possível observar os primeiros movimentos em direção à computação pós-quântica. “Não podemos esperar pelo surgimento dos primeiros equipamentos quânticos para discutir segurança digital. Precisamos nos antecipar”, alerta.

Hoje, a área de cibersegurança representa aproximadamente 20% do faturamento da Delfia até esse momento do ano e a meta é aumentar significativamente essa participação nos próximos anos. Para isso, a companhia aposta na renovação contínua de suas ofertas de curadoria e portfólio, expansão de parcerias estratégicas e sinergia com outras áreas da empresa.

Com mais de 20 anos de experiência no mundo digital, a empresa combina sua expertise a um portfólio robusto de soluções e serviços de cyber. “Nossas ferramentas e nossa postura de curadoria, além de inovadoras e baseadas em práticas consolidadas no mundo da cibersegurança, foram cuidadosamente formatadas e selecionadas com o que há de mais avançado no mercado para a gestão de ameaças cibernéticas, no intuito de reduzir as oportunidades de ataques com rápidos processos de detecção e resposta”, avalia o Gerente de Cibersegurança da Delfia.

As principais prioridades ao assumir esta liderança incluem estabelecer uma forte cultura de cibersegurança que influencie positivamente clientes e parceiros de negócios. “Garantir a excelência nos serviços de operações de segurança digital e fortalecer nossa atuação com o apoio de um time de curadores especialistas e de referência, é o que nos diferencia no mercado”, conclui Trovato.

Últimas Notícias

Comau e Roboze colaboram em diversos setores

A Comau e a Roboze estabeleceram uma colaboração com o objetivo de responder às necessidades do mercado por uma automação acessível para aplicações de...

Com a adoção da Nuvem, a Huawei oferece vantagens aos clientes

A Huawei Cloud está ganhando popularidade na América Central e do Sul, e o recente Huawei Cloud COMPASS Summit em Dongguan, China, proporcionou uma...

Honeywell conclui aquisição da Sundyne para expandir capacidades da indústria de processos

A Honeywell anunciou a conclusão da aquisição da Sundyne, da empresa de private equity Warburg Pincus, por US$ 2,16 bilhões, em uma transação totalmente em...