A Diretoria da ANP aprovou (09/11) a disponibilização, de forma gratuita, dos dados pre-stack dos levantamentos sísmicos 2D e 3D públicos localizados em áreas marítimas que possuem campos maduros.
Qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira poderá acessar esses dados públicos, que estão armazenados no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP).
A disponibilização gratuita desses dados está em consonância com as diretrizes das Resoluções CNPE nº 17/2017 e nº 10/2020:
– Incentivo e proposição de medidas de estímulo à exploração e à produção de petróleo e de gás natural em bacias marítimas;
– Desenvolvimento de descobertas petrolíferas de pequeno e médio portes;
– Aumento da participação das empresas de pequeno e médio portes;
– Fomento à revitalização e aumento do fator de recuperação desses campos maduros;
– Fomento à pesquisa e desenvolvimento por meio de universidades e centros de pesquisa.
As entidades que obtiverem dados pre-stack terão a responsabilidade de processá-los conforme os padrões estabelecidos pela ANP e retornar os resultados processados em um prazo máximo de 12 meses à Agência, enriquecendo ainda mais o acervo técnico nacional. Esta sinergia entre a ANP e as partes interessadas promoverá um ambiente de colaboração e inovação, essencial para enfrentar os desafios do setor.
Desde 2021, já estavam disponíveis, de forma gratuita, dados técnicos públicos de bacias sedimentares terrestres, com exceção dos pre-stack, incluídos em 2022.
Os procedimentos para solicitação e retirada dos dados estão em:
www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/dados-tecnicos/acesso-aos-dados-tecnicos