Drones com recurso de mapeamento indoor chegam ao Brasil


O uso de drones no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Segundo levantamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), houve aumento de 25% nas solicitações de voos com o equipamento em 2023. No total, foram 390.840 pedidos realizados, ante 311 mil em 2022. Com o intuito de aproveitar esse movimento, a CPE Tecnologia, empresa que atua no mercado de soluções para geotecnologia, firmou parceria com a Flyability, empresa suíça que desenvolve soluções para inspeção e exploração de espaços internos, inacessíveis e confinados.

De acordo com Rogério Neves, CEO da CPE Tecnologia, trata-se de uma parceria “extremamente estratégica e positiva para o mercado e os profissionais brasileiros”. Segundo ele, “essa tecnologia se diferencia pelos drones possuírem sensores que permitem seu uso em minas e cavernas Eles contam com lasers scanner acoplados para o melhor mapeamento possível do ambiente, trazendo mais precisão aos dados coletados, agilizando o trabalho do profissional”.

Neves comenta ainda que essa tecnologia pode ser utilizada por profissionais de diversos segmentos. “Há uma vasta gama de atividades que necessitam de recursos de monitoramento e inspeção para aumentar a precisão na coleta e análise de dados. Podemos citar exemplos como a indústria de petróleo e gás; em tubulações e torres de perfuração; a área de energia, usinas e subestações; o setor de construção, paredes e estruturas de difícil acesso; o segmento de mineração, minas e locais perigosos; os projetos de infraestrutura, pontes e túneis; a indústria de manufatura, equipamentos e máquinas; entre outras”, destaca.

O executivo também fala sobre como a chegada dessa ferramenta ao Brasil pode impulsionar outras inovações tecnológicas nesses setores. Ele afirma que “com o tempo, podemos aprimorar recursos como os sistemas de navegação de drones, a precisão dos sensores, ferramentas de comunicação e autonomia, além da análise de dados integrados”, reforça.

A CPE Tecnologia realizou também uma apresentação na China ao lado da CHC, empresa chinesa parceira da companhia brasileira. “A CPE e a CHC possuem bom relacionamento comercial desde 2009 e hoje somos distribuidores exclusivos da marca chinesa no Brasil nos segmentos de tecnologias geoespaciais, mapeamento móvel 3D, monitoramento e serviço marinho. Cada vez mais, queremos fortalecer essas relações e trazer novidades para o nosso país”, finaliza Neves.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...