Economia circular do hidrogênio


Johnson Matthey (JM), empresa de tecnologias sustentáveis, demonstrou em escala de laboratório sua nova tecnologia HyRefine para reciclagem de células de combustível de hidrogênio e materiais de eletrolisadores. Embora existam rotas estabelecidas para reciclar os metais do grupo da platina (PGMs), muitas vezes o ionômero não é recuperado. Acreditamos que esta é a primeira demonstração de circularidade entre os PGM e o ionômero valioso juntos.

Os pesquisadores da JM provaram em escala de laboratório que tanto os PGMs quanto o ionômero podem ser recuperados e reciclados em novas membranas revestidas com catalisador – os componentes que definem o desempenho no coração das células de combustível de hidrogênio e dos eletrolisadores. Experimentos separados confirmaram que os catalisadores PGM reciclados correspondem ao desempenho do material fresco.
À medida que a economia do hidrogênio se desenvolve, incorporar a circularidade é fundamental para conservar recursos preciosos e minimizar o impacto ambiental da produção de novas tecnologias de hidrogénio.

Utilizando um processo puramente químico, a tecnologia HyRefine da JM oferece benefícios de eficiência e sustentabilidade em comparação com o refino convencional de PGM. Processando apenas células de combustível e material de eletrolisador, a tecnologia fornece rastreabilidade adicional dos PGMs críticos. A saída deste processo seria 100% secundária (reciclada) – o metal secundário tem uma pegada de carbono até 98% menor do que o metal primário (minerado), oferecendo benefícios significativos de sustentabilidade. O PGM pode então ser perfeitamente integrado na fabricação do catalisador PGM da JM e na subsequente fabricação do CCM.

Após demonstrações bem-sucedidas em escala de laboratório de 5 litros, a JM está agora ampliando esta tecnologia para realizar testes piloto de 50 litros em suas instalações em Brimsdown, Reino Unido.

“Esta demonstração de nossa tecnologia HyRefine é um passo fundamental em nosso caminho para fornecer um serviço circular para nossos clientes de células de combustível e eletrolisadores no futuro. É um exemplo fantástico de como podemos aproveitar o nosso ecossistema fundamental de PGM, capacidades de reciclagem líderes mundiais e décadas de experiência em tecnologias de hidrogénio e aplicar isto para incorporar a circularidade na economia do hidrogénio,” disse Alastair Judge, CEO da JM, Platinum Group Metals Services.

Últimas Notícias

Relatório sobre sistemas de energia para Transição Energética

O relatório especial da DNVconcentra-se em abordagens para sistemas de energia como um todo. Ele se baseia em pesquisa anual com mais de 1.100...

Acelen Renováveis e Esalq/USP alcançam genoma de alta qualidade da macaúba

A Acelen Renováveis, empresa de energia do Mubadala Capital, criou um ecossistema robusto e integrado de parceiros dedicados a fomentar conhecimento e inovação, com...

FUP e Sindipetro-AM denunciam grupo Atem ao Cade por infrações na operação da Refinaria da Amazônia

O Sindicato dos Petroleiros do Estado do Amazonas (Sindipetro-AM), filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), protocolou dia 18/06, denúncia no Conselho Administrativo de...