Edital vai selecionar projetos para potencializar comércio eletrônico

Foto: Júlio César Silva/MDIC

A ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lançou em 09/12, o edital E-commerce.BR, uma ação inovadora destinada a fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A iniciativa, que foi anunciada durante a 2ª Reunião Ordinária do Fórum MDIC de Comércio e Serviços, visa não apenas reduzir as desigualdades regionais no acesso ao mercado digital, mas também promover a inclusão digital de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Brasil.

De acordo com dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, o comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, com um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. Contudo, a concentração das vendas on-line ainda é grande: o Sudeste responde por 73,5% das transações, em contraste com Nordeste (7%), Centro-oeste (3%) e Norte (1,3%). Essa desigualdade reforça a importância do edital E-commerce.BR, que busca integrar essas regiões ao mercado digital. Segundo dados do “Panorama do e-commerce brasileiro”, em 2023, a quantidade total de lojas on-line no Brasil chegou a 1,9 milhão.

“Isso dá a dimensão do desequilíbrio regional que ainda existe no nosso Brasil, daí a importância de atuarmos para estimular o comércio eletrônico nessas regiões”, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.

“As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm um grande potencial econômico, mas costumam enfrentar dificuldades com a infraestrutura digital, logística e acesso a tecnologias. Ao investir na digitalização dessas áreas, a ABDI e o MDIC estão ajudando a criar um ambiente mais justo e favorável para que as micro, pequenas e médias empresas locais possam inovar, crescer e ter sucesso”, disse a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa.

Na primeira fase do processo seletivo serão selecionados 20 projetos, um para cada unidade da federação das regiões contempladas pelo edital. Na segunda etapa, nove projetos serão escolhidos para receber apoio financeiro, no valor de R$ 380 mil. Destes, três projetos terão a oportunidade de prosseguir para a fase de escala por mais um ano, contando com acompanhamento técnico e apoio da ABDI, em parceria com o MDIC, e recebendo recursos no valor de R$ 500 mil.

“Com este projeto, esperamos estimular o desenvolvimento e reduzir a desigualdade que ainda persiste no comércio eletrônico no Brasil”, explicou Cappelli. Com essa iniciativa, a ABDI espera impactar mais de 800 empresas, ampliando a participação das MPMEs no comércio eletrônico nacional e estimulando o desenvolvimento econômico regional.
Para o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, é necessário que o Brasil busque soluções para promover o comércio eletrônico de forma equitativa.“O projeto de regionalização do e-commerce vai incentivar o fluxo de comércio numa área que é essencial para o futuro, que é o e-commerce. O mundo todo está se encaminhando para isso”, afirmou.

O edital E-commerce.BR visa identificar e premiar soluções inovadoras que ajudem as MPMEs a superar desafios relacionados à logística, capacitação digital e comunicação online. As propostas deverão ser apresentadas por Redes de Inovação, compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de âmbito estadual ou municipal.

As categorias do edital são:

  1. Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Foco em desenvolver habilidades essenciais para o comércio eletrônico, como gestão de inventário e análise financeira.
  2. Soluções para Entregas e Distribuição: Projetos que otimizem a logística em regiões com infraestrutura limitada.
  3. Comunicação e Integração Digital: Iniciativas que melhorem a comunicação entre empresas e clientes, aumentando a presença online das MPMEs.

As inscrições para o edital estarão abertas até 17 de fevereiro de 2025. As propostas passarão por três etapas de seleção, começando pelo aprimoramento metodológico, seguido pela implementação de projetos-piloto e, finalmente, a escala das melhores soluções.

A ABDI e o MDIC disponibilizarão R$ 4,92 milhões para apoiar as soluções selecionadas, garantindo que as Redes de Inovação tenham acesso a mentorias especializadas e ferramentas metodológicas. Essa ação não só visa a inclusão digital, mas também a geração de emprego e renda nas regiões selecionadas pelo edital.

Quem pode participar: Redes de Inovação compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de nível estadual, distrital ou municipal, que atuem em apoio a micro, pequenas ou médias empresas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Inscreva-se aqui.

Últimas Notícias

Por que a indústria química brasileira fechou 2024 com cerca de US$ 50 bilhões de déficit

A trajetória ainda é extensa para driblar o sufoco que a indústria química nacional vem passando, intensificado, sobretudo, ao longo do ano anterior com...

Petrobras contrata sondas de perfuração para novos poços onshore na Bahia

A Petrobras assinou contratos para novas sondas de perfuração terrestres com foco na ampliação da produção onshore de óleo e gás no estado da Bahia. Os...

Primeiro polímero superabsorvente com pegada de carbono zero

A Basf está dando o próximo passo na expansão de seu portfólio sustentável, oferecendo o HySorb B 6610 ZeroPCF, o primeiro polímero superabsorvente (SAP)...