EDP Renováveis coloca em leilão 90 aerogeradores


Foram colocados em leilão 90 aerogeradores Vestas V162-5,6 MW da empresa EDP RENEWABLES (EDPR), localizados em Puerto Brisa -La Guajira- e Cartagena (Colômbia). Esta operação é realizada através de um processo de leilão online, oferecendo uma oportunidade para o setor eólico global. 

Os aerogeradores disponíveis correspondem ao modelo Vestas V162-5,6 MW, pertencente à plataforma EnVentus. Essas unidades foram adquiridas para projetos em La Guajira, uma das áreas com maior potencial eólico da Colômbia, mas não puderam ser implementadas até o momento devido a vários obstáculos regulatórios. Na América Latina, a EDPR tem participado ativamente no desenvolvimento de infraestruturas renováveis, destacando-se em países como o Brasil, México e Chile. A EDPR entrou no mercado colombiano em 2019 com projetos em La Guajira que procuravam tirar partido do enorme potencial eólico do país.

O leilão inclui: 90 naceles. 90 hubs. 90 powertrains, 450 seções de torre (90 torres divididas em 5 seções cada), 270 pás de 79 metros, além de unidades de refrigeração e outros componentes de montagem. Todas as turbinas eólicas foram mantidas pela Vestas e são auditadas por uma empresa independente e certificada.

Além disso, todos os materiais auxiliares (BoP) para a montagem do parque eólico (não utilizado e marcas de topo: Siemens, WEG, 3M, GE) localizados em Puerto Brisa e Uribia -La Guajira- (Colômbia) serão vendidos por meio de um leilão online: transformadores WEG 500/34,5 kV – 72/96/120 MVA, 500/34,5 kV – 96/128/160 MV; equipamentos elétricos (interruptores, seccionadores, interruptores, gabinetes, unidades de controle); cabeamento (cabo de média e alta tensão, cobre nu e fibra óptica); entroncamentos e terminais; transponders e localizadores, bem como tubos elétricos, tubos reforçados e rolos de canalização. 

O processo de venda será realizado através da espanhola Escrapalia, plataforma de leilões especializada da SURUS, onde haverá diferentes processos de leilão de aerogeradores e de material auxiliar (BoP). 

No caso dos aerogeradores 90 v162, será realizado um leilão duplo: um modelo de leilão inovador que garante a transparência do processo e assegura que apenas compradores realmente interessados com capacidade técnica e financeira participem, otimizando assim o processo: 

  1. Fase de receção das candidaturas: os interessados devem assinar um acordo de confidencialidade (NDA), após o qual receberão um pedido de cotação (RFQ com toda a informação detalhada do projeto, os ativos para venda e o processo de envio de ofertas), bem como um questionário de conformidade a preencher.
  2. Fase de qualificação e apresentação de propostas: As candidaturas recebidas receberão informações adicionais, terão a possibilidade de visitas e poderão submeter a sua proposta (juntamente com uma garantia) até 20 de maio de 2025.
  3. Fase final do leilão online: os lances selecionados terão acesso a uma sala de dados (com informações legais, fiscais e contratuais) e terão acesso a um leilão final em Escrapalia agendado para 24 de junho de 2025 no qual serão decididos os lances vencedores.
  4. Fase de licitação vinculativa e formulário de contrato: Os licitantes vencedores apresentarão uma garantia de licitação vinculativa e formalizarão a compra assinando um contrato. 

Os materiais auxiliares (equipamento da BdP) serão leiloados da forma tradicional: 

  1. Leilão online: durante os meses de abril e maio de 2025, serão realizados leilões em que todos os ativos relacionados com a BdP serão agrupados num ou mais lotes específicos de acordo com as características e tipo de material. Os lotes serão exibidos em Escrapalia com todas as informações relevantes, incluindo descrições detalhadas, fotografias e fichas técnicas. O leilão será aberto para licitação e o licitante que der o maior valor será declarado vencedor do lote.
  2. Confirmação da venda: durante os meses de maio e junho de 2025, o vencedor receberá uma notificação, após a qual a EDPR analisará a aprovação da venda no prazo máximo de 15 dias. Uma vez aprovado, o pagamento integral deve ser feito e todas as obrigações (incluindo obrigações fiscais) devem ser cumpridas e, após o pagamento, o licitante vencedor prosseguirá com a retirada. 

Esta venda é uma boa oportunidade para empresas do setor eólico que buscam incorporar turbinas de alta eficiência a preços competitivos. Graças à sua localização estratégica em um porto com acesso marítimo e terrestre, os aerogeradores podem ser transportados para diferentes mercados internacionais. Saiba mais sobre o processo de leilão e os ativos à venda.

Últimas Notícias

Arábia Saudita e Indonésia aprofundam parceria

Sua Excelência Bandar Al-Khorayef, Ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, está se preparando para visitar a Indonésia e todos os olhares...

Mapa Geológico da Bacia Alagoas amplia conhecimento sobre recursos minerais na região

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou o Mapa Geológico do Projeto Geologia e Potencial Mineral da Bacia Alagoas, que reúne informações de seis...

Indústria química em queda livre

De acordo com o Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Abiquim-Fipe, os resultados do primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período...